Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Pelo menos 9 membros do exército afegão mortos em acidente de helicóptero

Pelo menos nove membros do exército afegão morreram hoje num acidente com um helicóptero militar na província de Maidan Wardak, no centro do Afeganistão, cujas causas continuam por apurar.

Pelo menos 9 membros do exército afegão mortos em acidente de helicóptero
Notícias ao Minuto

08:02 - 18/03/21 por Lusa

Mundo Afeganistão

O acidente do helicóptero Mi-17 ocorreu no distrito de Behsud, matando quatro pilotos e cinco membros das forças de segurança, disse o Ministério da Defesa, em comunicado.

"O Ministério da Defesa está a investigar e a recolher informações sobre o que aconteceu", lê-se na nota.

O vice-governador de Maidan Wardak, Jawad Muradi, disse à agência espanhola Efe que o acidente ocorreu por volta das 02:00 (20:30 de quarta-feira em Lisboa).

O distrito de Behsoud é uma região relativamente segura, mas as milícias permanecem ativas, em especial a minoria Hazara Ali Poor, que já teve confrontos com as forças de segurança afegãs em várias ocasiões no passado.

Um membro do Conselho Provincial de Maidan Wardak, Sharifullah Hotak, disse à Efe que os combatentes da milícia Hazara atacaram o helicóptero, que estava a abastecer as forças de segurança na sede distrital.

"Quando o helicóptero estava a aterrar, homens armados do comandante Ali Poor abriram fogo sobre a aeronave e abateram-na, matando cinco membros das forças de segurança e quatro pilotos", disse Hotak.

A violência no Afeganistão continua a níveis muito elevados, apesar das conversações de paz intra-afegãs, que têm tido lugar desde setembro passado, em Doha, entre os talibãs e o Governo afegão, procurando pôr fim a duas décadas de guerra através do diálogo.

Leia Também: Afeganistão: EUA bombardeiam talibãs antes de conferência em Moscovo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório