Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 15º

Países Baixos: Cerca de metade dos holandeses já votou nas legislativas

Pelo menos metade dos eleitores holandeses inscritos já votou nas eleições legislativas que continuaram hoje nos Países Baixos, segundo dados recolhidos até às 15h30 locais (14h30 em Lisboa).

Países Baixos: Cerca de metade dos holandeses já votou nas legislativas
Notícias ao Minuto

17:47 - 17/03/21 por Lusa

Mundo Eleições Países Baixos

A esmagadora maioria dos eleitores inscritos apenas hoje pôde deslocar-se às assembleias de voto porque o escrutínio, que visa eleger o novo Parlamento de onde sairá o futuro executivo, começou há dois dias, então apenas reservado a doentes e idosos, no âmbito das medidas de prevenção de contágios pela doença covid-19.

A meio do dia de votação, 49% já tinham votado e este valor inclui todos os que votaram na segunda e terça-feira, bem como os que exerceram o seu direito de voto por correio nas últimas semanas.

Nas eleições gerais de 2017, a afluência estimada à mesma hora era de 43%, mas a agência Ipsos reconheceu ser difícil comparar os dois valores porque este ano a votação iniciou-se há dois dias.

Além disso, cerca de 2,4 milhões de pessoas com mais de 70 anos tiveram a possibilidade de votar por correio há semanas para evitar acorrer às assembleias de voto, e a sua participação pode alcançar 19% do total, segundo a estimativa da Ipsos.

Os centros de votação abriram portas às 07:30 locais (06:30 em Lisboa) e vão receber os eleitores até às 21:00 locais (20:00 em Lisboa), altura em que também entra em vigor o recolher obrigatório, embora eleitores e funcionários das urnas estejam isentos desta restrição no caso de se encontrarem a caminho de casa.

Apena algumas das 9.200 assembleias de voto montadas enfrentaram problemas, designadamente o ocorrido na cidade de Haarlem, que abriu duas horas depois do previsto porque o presidente de uma das assembleias de voto não tinha a chave de abertura do local.

Ao início da tarde, a polícia teve que intervir numa assembleia de voto em Gelderland porque um eleitor queria entrar sem máscara, obrigatória em todos os espaços fechados de acesso público, e alegou ter isenção, mas o presidente da mesa e os agentes concluíram que não tinha um motivo válido.

"Tenho problemas cardíacos e não respiro bem com a máscara", afirmou o eleitor, segundo o jornal Omroep Gelderland, mas o município manteve que o documento apresentado não era juridicamente válido.

Uma das questões mais preocupantes do dia é o voto por correspondência para os maiores de 70 anos.

O governo mudou na terça-feira a forma de contar esses votos porque ter verificado que uma grande percentagem de participantes não cumpria as regras desta opção e colocaram os boletins no envelope errado, o que faz com que o voto seja considerado nulo.

Atualmente, existem 13 partidos com representação parlamentar, mas podem entrar dois ou três novos, polarizando ainda mais o parlamento, numa eleição em que concorrem 37 formações de diferentes ideologias.

As sondagens sugerem que o Partido Liberal, do atual primeiro-ministro, Mark Rutte, será o vencedor com uma vantagem significativa, seguido pelo político de extrema-direita Geert Wilder, democratas-cristãos ou progressistas, na disputa pelo segundo lugar.

Leia Também: Holandeses decidem hoje sobre reeleição do Governo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório