Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Modi apela a líderes regionais para reagirem à segunda vaga

O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, apelou hoje aos líderes regionais do país para aumentarem os testes e as restrições locais face à segunda e crescente vaga de Covid-19 para evitar uma multiplicação de casos à escala nacional.

Modi apela a líderes regionais para reagirem à segunda vaga
Notícias ao Minuto

16:51 - 17/03/21 por Lusa

Mundo Coronavírus

"Temos de deter esta segunda e crescente vaga da pandemia e, para isso, temos de tomar medidas rápidas e decisivas", declarou Modi numa videoconferência com os dirigentes regionais dedicada à crise sanitária.

"Nas últimas semanas, cerca de 70 distritos registaram um aumento de novos casos de mais de 150% e, se não conseguirmos parar imediatamente a pandemia, ela acabará por atingir todo o país", acrescentou, apelando aos dirigentes regionais para multiplicarem os testes de despistagem e para agravarem as restrições.

A Índia, o segundo país com mais casos de contaminação no mundo, regista mais de 11,4 milhões de casos do novo coronavírus, tendo acumulado cerca de 160.000 mortes.

Hoje, as autoridades sanitárias indianas registaram quase 29.000 novas infeções em 24 horas, três vezes menos do que o pico de quase 100.000 novos casos diários alcançado em setembro, mas um aumento acentuado em relação aos 9.000 no início de fevereiro. 

Segundo um alto funcionário governamental indiano, a Índia não está nada preocupada com os possíveis efeitos colaterais da vacina AstraZeneca, cujo uso está suspenso "por precaução" em vários países, e pretende dar continuidade "integral" ao programa de vacinação da população com a versão desta vacina produzida no país pelo Instituto Sérum.

Cerca de 35 milhões de doses foram já administradas na Índia, a maioria delas da AstraZeneca.

A contaminação voltou a aumentar em várias regiões, graças a um certo relaxamento, em particular no estado de Maharashtra (oeste) e na respetiva capital, Bombaim, onde foram reimpostas as restrições.

Na semana passada, cerca de três milhões de peregrinos indianos concentraram-se para se banhar no sagrado rio Ganges por ocasião do maior festival hindu, a maioria sem máscaras, apesar da ameaça ainda alta de Covid-19.

A cidade da Nagpur, no mesmo estado, responsável por mais de metade dos casos de covid-19 no país nas últimas semanas, iniciou na segunda-feira um confinamento de sete dias, até 21 deste mês.

Só nas últimas 24 horas, Maharashtra diagnosticou mais de 17 mil casos. 

A Índia começou a campanha de vacinação em 16 de janeiro, tendo até agora vacinado mais de 35 milhões de pessoas (35.064.536), de acordo com os números atualizados diariamente pelo Ministério da Saúde indiano. 

O objetivo do Governo indiano é vacinar cerca de 300 milhões de pessoas até julho, num país com 1,3 mil milhões de habitantes, mas o plano sofreu atrasos, de acordo com a imprensa local.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.671.720 mortos no mundo, resultantes de mais de 120,6 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Leia Também: AO MINUTO: Subsídio? Pagamento autorizado; Mais de 20 mil casos em Itália

Recomendados para si

;
Campo obrigatório