Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 24º

AO MINUTO: Vacinação na UE? Meta "continua atingível"; Reinfeção é rara

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no mundo.

AO MINUTO: Vacinação na UE? Meta "continua atingível"; Reinfeção é rara
Notícias ao Minuto

15:43 - 17/03/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

Portugal ultrapassou, esta quarta-feira, a 'barreira' dos 815 mil casos de Covid-19 (815.570), ao reportar, nas últimas 24 horas, mais 673 infeções. Quanto ao número de óbitos associados à Covid-19 foram registadas hoje mais 15 mortes, sendo que o total acumulado ascende ao 16 mil (16.722). 

As possíveis reações adversas da AstraZeneca e a suspensão da administração desta vacina continuam a ser tema de discussão, um pouco por todo o mundo. Ainda assim, a Organização Mundial de Saúde (OMS) continua a recomendar, por agora, a administração da vacina da AstraZeneca. 

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no Mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do mundo:

00h00 - Termina aqui o registo desta quarta-feira. De manhã publicaremos um novo artigo no qual vai poder continuar a acompanhar os principais desenvolvimentos da pandemia em Portugal e no resto do mundo. E, não se
esqueça: se sentir sintomas relacionados com o coronavírus ligue para a Linha SNS24 - 808 24 24 24.

23h51 - Vacinar 70% da população adulta na UE até ao final do verão é "atingível". Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros, garantiu, esta quarta-feira, que as metas no processo de vacinação da Covid-19 na União Europeia (UE) mantêm-se, ainda que tenham ocorrido "alguns percalços". 

"Nós [UE] temos um objetivo que é ter 70% da população adulta na UE vacinada até ao fim do Verão e não revimos esse objetivo. Esse objetivo continua a ser atingível", defendeu o governante, esta noite, em entrevista à RTP. 

23h44 - Eslováquia prolonga estado de emergência por 40 dias. A Eslováquia prorrogou hoje o Estado de Emergência por 40 dias e proibiu a saída do país para lazer ou turismo, quando regista a maior taxa de mortalidade por Covid-19 na União Europeia.

23h06 - Reinfeção é rara em seis meses mas mais frequente acima dos 65 anos. A reinfeção com Covid-19 é rara num período de seis meses, mas mais frequente em pessoas acima dos 65 anos, concluiu o primeiro estudo de imunidade em larga escala, publicado hoje na revista científica The Lancet.

Segundo os investigadores, estes valores traduzem-se numa proteção de 80% contra a reinfeção em pessoas que contraíram a doença nos últimos seis meses, mas a proteção entre a população com mais de 65 anos testada situa-se em apenas 47%, indicando que é mais suscetível a contrair novamente a Covid-19.

22h31 - Guarda-redes Samir Handanovic, do Inter, infetado. O guarda-redes internacional esloveno Samir Handanovic, que alinha no Inter de Milão, teve um teste positivo para o novo coronavírus, que provoca a Covid-19, informou hoje o clube que lidera a Liga italiana de futebol.

22h15 - Governo dos Açores reforça apoios às empresas em 50 milhões de euros. O Governo dos Açores prorrogou até 30 de junho a Linha de Apoio à Economia Covid-19 - Apoio às Empresas dos Açores e majorou em 50 milhões de euros a verba deste programa, que fica assim com 200 milhões.

21h34 - Brasil com mais 2.648 óbitos e 90 mil casos num único dia, um novo máximo. Um dia depois do país sul-americano ter registado um novo recorde diário de óbitos, segue-se um recorde de casos de infeção. Nas últimas 24 horas foram contabilizados 90.303 contágios, o maior balanço diário desde o início da pandemia no país. 

O Ministério da Saúde brasileiro reportou, ainda, mais 2.648 mortes associadas à doença Covid-19, depois de ter sido anunciado um recorde de 2.841 mortes na véspera.

21h29 - Portugal apoia UE para impor cumprimento de acordos com farmacêuticas. O Governo apoiou hoje a Comissão Europeia na sua vontade expressa de utilizar "todos os instrumentos legais" para "impor o cumprimento dos contratos" com as empresas farmacêuticas às quais comprou vacinas contra a Covid-19.

21h23 - São Tomé e Príncipe regista mais um óbito e 22 novos casos. São Tomé e Príncipe registou nas últimas 24 horas mais um óbito por Covid-19 e 22 novas infeções, somando 33 mortes e um total de 2.107 pessoas infetadas pelo novo coronavírus no país, indicou o Ministério da Saúde.

21h07 - Sindicato diz que enfermeiros estão "exaustos" da "retórica política". Mais de 30 enfermeiros "cansados" e "exaustos" da "retórica política" organizaram uma vigília ao início da noite de hoje em frente ao Hospital de Santa Maria, em Lisboa, reivindicando uma carreira para todos estes profissionais de saúde.

"Os enfermeiros estão cansados e estão exaustos. Estamos fartos do discurso político, da retórica política, sobre a relevância do papel dos enfermeiros, mas no plano prático, em termos de consequências [para as carreiras dos enfermeiros], é zero", disse aos jornalistas o presidente do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), José Carlos Martins.

20h55 - França reporta mais de 38 mil casos, maior registo diário desde novembro. Autoridades sanitárias gaulesas contabilizam esta quarta-feira mais 38.501 novos casos de infeção e mais 246 óbitos associados à doença causada pelo vírus SARS-CoV-2. 

No que diz respeito aos casos diários, este balanço das últimas 24 horas é o maior desde 17 de novembro, altura em que se reportaram 45.522 novos contágios.

20h46 - Bolieiro quer apelar aos eurodeputados para priorização nas vacinas. O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, pretende reunir-se com as delegações portuguesas no Parlamento Europeu para apelar à priorização das regiões ultraperiféricas no processo de vacinação contra a Covid-19, avançou hoje à Lusa fonte do executivo.

20h31 - Subsídio de risco a profissionais de saúde vai ser pago "ainda este mês". Após o primeiro-ministro ter adiantado, esta quarta-feira no Parlamento, que já tinha sido autorizado o pagamento do subsídio de risco na saúde, o Ministério da Saúde informou, esta tarde, que começará a pagar o complemento ainda "durante este mês" de março. O complemento é um "subsídio extraordinário e transitório de risco" e será pago "bimestralmente".

20h14 - Açores assegura apoios aos agricultores sem cortes nos próximos dois anos. O secretário regional da Agricultura dos Açores revelou hoje que não haverá cortes nos apoios aos produtores agrícolas nos próximos dois anos, uma medida que a Federação Agrícola considerou "importante" para garantir liquidez às explorações.

19h52 - Portugal fez mais testes antigénio "na 4.ªf do que na véspera de Natal". A ministra da Saúde anunciou hoje que na quarta-feira, pela primeira vez, foram feitos mais testes rápidos de antigénio à Covid-19 no país do que na véspera de Natal, o que evidencia um "aproveitamento" da oferta disponível no mercado.

Quanto à vacinação, a ministra insistiu que o Governo está dependente de fatores externos: "temos que ter a humildade e a prudência de dizer que há muito que nós ainda não sabemos por completo relativamente às vacinas e à duração da sua imunidade e a um conjunto de outros aspetos".

Marta Temido vincou ainda que o executivo tem continuado a investir também no aspeto da comunicação e das "ciências comportamentais".  

19h48 - Reino Unido espera que UE continue a exportar vacinas. O governo britânico afirmou hoje esperar que o fornecimento de vacinas contra a Covid-19 produzidas na União Europeia (UE) continue, apesar da ameaça de endurecimento das condições de exportação por parte de Bruxelas.  

19h36 - Julgamento de Sarkozy adiado devido a advogado com Covid-19. O julgamento do antigo Presidente da República, Nicolas Sarkozy, no 'Caso Bygmalion' que deveria começar hoje foi adiado para 20 de maio devido à hospitalização de um dos advogados infetado com a doença Covid-19.

19h29 - Centro europeu espera deteção precoce com autotestes mas deixa alerta. O Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) considerou hoje que os autotestes de Covid-19, que começam a ser mais acessíveis na União Europeia (UE), podem ajudar à deteção precoce, mas alertou também para eventual subnotificação.

19h22 - Bastonário critica atraso no regresso dos tribunais à normalidade. O bastonário da Ordem dos Advogados (OA) considerou hoje "preocupante que haja tanto atraso na reabertura dos tribunais quando os dados epidemiológicos existentes" sobre a pandemia "já deveriam ter levado ao seu regresso à normalidade".

19h19 - CHULC generaliza testes a todos os profissionais. Os mais de 9.000 profissionais dos seis hospitais que integram Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC) têm a partir de segunda-feira uma plataforma informática em que se podem inscrever para fazer o teste à covid-19, foi hoje anunciado.

19h13 - Cabo Verde com mais um óbito e 96 novos infetados. Cabo Verde registou mais uma morte por Covid-19, elevando para 158 o acumulado de óbitos associados à doença no país, que tem 96 novos infetados pelo novo coronavírus, informou hoje o Ministério da Saúde. 

19h02 - Guiné-Bissau regista mais dois mortos e 19 novos casos. A Guiné-Bissau registou mais dois mortos e 19 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo dados hoje divulgados pelo Alto Comissariado para a Covid-19.

18h51 - Gregos exigem mais recursos para a Saúde em dia recorde de contágios. Milhares de pessoas manifestaram-se hoje em Atenas para exigir ao governo o aumento de recursos para melhorar o sistema de saúde público e o combate à pandemia, num dia em que se alcançou o recorde de contágios.

Após mais de cinco meses de confinamento, a Grécia atingiu hoje o recorde de contágios diários com 3.465 novos casos, o maior desde o início da pandemia há um ano

Notícias ao Minuto Gregos na rua em protesto, em dia de recorde de casos.© Getty Imagens  

18h42 - Madeira regista 45 novos casos. Madeira regista 45 novos casos e um total de 662 infeções ativas, indicou a Direção Regional de Saúde, referindo que o total de infeções ativas no arquipélago é agora de 662.

18h37 - Angola regista 43 novas infeções e 57 recuperados nas últimas 24 horas. As autoridades de saúde angolanas reportaram hoje 43 novas infeções por Covid-19 e 57 doentes recuperados, nas últimas 24 horas, sem o registo de nenhuma morte.

18h31 - Apesar de "alguns reveses", a vacinação continua a ser "uma luz ao fundo do túnel". A frase foi proferida pela ministra da Saúde no Parlamento, vincando que "a concretizar-se [o plano de vacinação] permitirá, no final do verão, estarmos em muito melhor situação do que aquela em que estamos hoje"

18h24 - Vacinação abaixo dos 50 anos adiada no Reino Unido devido a escassez de vacinas. O governo britânico está a antecipar uma "redução significativa no fornecimento semanal disponibilizado pelos fabricantes"

18h17 - Bombeiros voluntários vão ter amanhã um almoço especial. Em todas as capitais de distrito esta quinta-feira estes bombeiros vão ter direito a um almoço oferecido e constituído por leitão à Bairrada, bacalhau à rei e pastéis de Tentúgal, em reconhecimento pela dedicação demonstrada em tempos de pandemia.

18h11 - Medina participa em reunião com diretor-geral da OMS com autarcas. Fernando Medina, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, revelou que participou, esta quarta-feira, numa reunião, por videoconferência, com o diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus.

A reunião, explicou Medina numa nota divulgada nas redes sociais, contou também "com outros autarcas internacionais" e teve como tema central "o processo de vacinação a nível internacional e boas práticas a implementar a nível local".

18h03 - Plano de vacinação decorre como o previsto e mantém metas, garante Costa. O primeiro-ministro defendeu hoje que o plano de vacinação contra a Covid-19 está a decorrer dentro do previsto, apesar da suspensão por precaução da vacina da AstraZeneca, e manteve todas as metas deste programa.

"A verdade é que todo o plano de vacinação até agora tem decorrido conforme o previsto. Já temos várias das categorias da primeira fase cobertas a 100% e vamos manter o objetivo de 80% da população com mais de 80 anos vacinada até ao final deste mês", declarou António Costa, durante o debate que decorre esta tarde na Assembleia da República. 

17h46 - Espanha reporta mais 6.092 contágios e 228 óbitos por Covid-19. O Ministério da Saúde espanhol reporta, esta quarta-feira, um acréscimo de 6.092 casos de contágio ao balanço total, uma subida em relação à véspera (4.962), mas muito longe da média de casos diários apresentados em fevereiro.

As autoridades sanitárias registaram, ainda, a morte de 228 pessoas nas últimas 24 horas, um número superior ao dia anterior (141)

17h39 - Cruz Vermelha vai assegurar primeiros testes nos colégios privados. A secretária de Estado da Educação clarificou hoje que o primeiro rastreio da Covid-19 nos colégios privados está a ser assegurado pela Cruz Vermelha, fruto de uma parceria com o Governo que vai custear os testes seguintes.

17h23 - PS considera que estão reunidas condições de confiança para a recuperação. A líder parlamentar do PS elogiou hoje a "prudência" inerente ao plano de desconfinamento e a evolução do programa de vacinação contra a Covid-19 e considerou estarem reunidas as condições de confiança para uma "forte" recuperação.

Estas posições foram defendidas por Ana Catarina Mendes na Assembleia da República, no final da primeira ronda de perguntas ao primeiro-ministro, António Costa, durante o segundo debate deste ano sobre política geral.

17h20 - CDS critica rapidez do desconfinamento. O CDS-PP considerou hoje que o desconfinamento está a decorrer de forma "relativamente rápida", tendo o primeiro-ministro defendido que o plano é "ponderado e equilibrado" e acusado os centristas de serem "sempre contra" o Governo.

17h10 - Mais 24 mil profissionais de saúde no SNS, entre junho e janeiro. O Governo informou, esta quarta-feira que entre junho do ano passado e janeiro de 2021, o Serviço Nacional de Saúde (SNS) foi reforçado com mais 24.752 profissionais de saúde. 

"Para fazer face à pandemia, o Governo aumentou de forma significativa o número de profissionais de saúde do Serviço Nacional de Saúde. Um Serviço Nacional de Saúde robusto é essencial para vencer a Covid-19", pode ler-se numa nota partilhada esta tarde no Twitter. 

17h05 - Modi apela a líderes regionais para reagirem à segunda vaga. O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, apelou hoje aos líderes regionais do país para aumentarem os testes e as restrições locais face à segunda e crescente vaga de Covid-19 para evitar uma multiplicação de casos à escala nacional.

16h51 - Bebé nasce com anticorpos contra a Covid-19. Nasceu um bebé com anticorpos contra a Covid-19, no estado norte-americano da Florida. Será o o primeiro caso conhecido no mundo. A mãe da criança, profissional de saúde que tem trabalhado na linha da frente do combate à pandemia, recebeu a primeira dose da vacina da Moderna às 36 semanas de gravidez e terá passado os anticorpos ao bebé.

16h46 - PCP quer diversificar vacinas. O líder do PCP desafiou hoje o Governo, durante o debate que decorre esta tarde no Parlamento, a diversificar as vacinas contra a Covid-19 em Portugal e ouviu o primeiro-ministro responder que tem encorajado empresas da Rússia e Índia a submeterem as suas vacinas às autoridades europeias.

16h43 - Itália continua a reportar mais de 20 mil casos diários. Proteção Civil italiana notificou esta quarta-feira mais 23.059 novos casos de infeção por novo coronavírus, uma subida em relação ao dia anterior (20.396). As autoridades notificam ainda mais 431 óbitos referentes às últimas 24 horas, quando na véspera foi anunciado o maior registo diário desde final de janeiro (541).

16h42 - Portugal com maior queda nas vendas de automóveis na UE. Portugal registou a maior queda no mercado de vendas de veículos automóveis na União Europeia (UE) em janeiro e fevereiro, numa redução de 47,1%, adiantou a Associação Automóvel de Portugal (ACAP) em comunicado.

16h40 - Reino Unido ultrapassa 25 milhões de vacinados. Até hoje, 25.273.226 pessoas receberam a primeira dose de uma vacina contra o novo coronavírus no Reino Unido, das quais 1.759.445 receberam uma segunda dose, a qual é administrada com um intervalo de até 12 semanas.

16h23 - Reino Unido reporta mais 5 mil casos. O Reino Unido reportou hoje mais 5.758 novos contágios e 141 óbitos associados à Covid-19, sendo que estes dois indicadores continuam a mostrar tendência de descida no país.

16h15 - Polónia anuncia confinamento devido a aumento de casos. O ministro da Saúde da Polónia anunciou hoje medidas de confinamento a partir de sábado em todo o país, defendendo o teletrabalho, face ao recorde de contágios pelo coronavírus.

15h54 - Brasil vive o maior colapso sanitário e hospitalar de sua história. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), maior centro de investigação da América Latina, considerou que o Brasil vive "o maior colapso sanitário e hospitalar de sua história" e pediu ao governo que endureça "com urgência" as medidas contra a pandemia.

15h49 - Governo já deu 'ok' ao subsídio de risco dos profissionais de saúde. O Governo já autorizou o pagamento do subsídio de risco aos profissionais do Serviço Nacional de Saúde (SNS), garantiu o primeiro-ministro, António Costa, esta quarta-feira, no Parlamento.

A ministra da Saúde "já mandou processar o pagamento do subsídio de risco devido aos profissionais de saúde", disse o primeiro-ministro. 

15h47 - "Vacinação contra Covid-19 não reduz doença ou mortes por outras causas". "A vacinação contra a Covid-19 não reduz a doença ou mortes por outras causas. Os eventos tromboembólicos ocorrem frequentemente. O tromboembolismo venoso é a terceira doença cardiovascular mais comum a nível global", indicou esta quarta-feira a Organização Mundial de Saúde (OMS), num comunicado onde continua a recomendar a administração da vacina da AstraZeneca.

15h35 - Já começou mais um debate sobre política geral na Assembleia da República, que conta com a presença do primeiro-ministro António Costa, sendo que o desconfinamento, a vacinação e a crise económica são os principais temas em cima da mesa. Uma das garantias que o chefe do Governo deixou desde já aos deputados é que já foi autorizado o pagamento do subsídio de risco aos profissionais de saúde. 

Acompanhe aqui o debate em direto: 

15h28 - Portugal com 90,3 casos por 100 mil habitantes e Rt de 0,84. Portugal tem 90,3 casos de infeção com SARS-CoV-2 por 100.000 habitantes e o índice de transmissibilidade (Rt) está nos 0,84, segundo o boletim conjunto da Direção-Geral da Saúde (DGS) e do INSA.

15h23 - Portugal já administrou mais de 1,2 milhões de vacinas. De acordo com a informação partilhada no portal 'Estamos ON – Covid19', já foram administradas 851.022 primeiras doses da vacina contra o SARS-CoV-2 e 349.669 segundas doses. No total, já foram administradas 1.200.691 vacinas.

15h20 - Vacinas recebidas por Cabo Verde não são de lotes suspensos na Europa. A Entidade Reguladora Independente da Saúde (ERIS) cabo-verdiana afirmou hoje que as vacinas da AstraZeneca recebidas pelo país são produzidas na Índia e de lotes diferentes dos que foram suspensos na Europa.

15h17 - Boris Johnson prestes a ser vacinado, "certamente com AstraZeneca". O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, revelou hoje que vai ser vacinado em breve contra a Covid-19, "certamente com a vacina AstraZeneca", que o Governo garante não representar perigo para a saúde.

15h09 - Guiné Equatorial é o único país lusófono em África que não aderiu à Covax. A Guiné Equatorial é o único país de língua oficial portuguesa em África que ainda não completou o seu processo de adesão à iniciativa Covax, tendo antes recebido a oferta de milhares de doses da farmacêutica chinesa Sinopharm.

15h00 - Recorde de contágios no Iraque após visita do Papa. O Iraque anunciou hoje 5.663 novos casos de coronavírus, um recorde no país que recebeu há perto de duas semanas o Papa Francisco entre multidões, reduzidas mas compactas, e onde é rara a utilização de máscara.

Recorde aqui os principais desenvolvimentos que ocorreram durante a manhã e início da tarde, desta quarta-feira, sobre a pandemia em Portugal e no resto do mundo. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório