Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Palestina recebe primeiras vacinas contra a Covid-19 através da Covax

Iniciativa apoiada pela ONU, que pretende fazer chegar vacinas aos países mais pobres, entrega hoje 60 mil doses à região. Mas a ministra da Saúde da Palestina já garantiu que vai aguardar a aprovação da Organização Mundial de Saúde antes de usar os lotes da AstraZeneca. 

Palestina recebe primeiras vacinas contra a Covid-19 através da Covax
Notícias ao Minuto

11:42 - 17/03/21 por Tomásia Sousa

Mundo Vacinas


A Palestina recebe esta quarta-feira o primeiro lote de vacinas contra a Covid-19 atribuído pela iniciativa global Covax. São cerca de 60 mil doses das vacinas Pfizer/BioNTech e da AstraZeneca, que chegaram esta manhã ao aeroporto Ben Gurion de Tel Aviv.

Este é o primeiro lote atribuído aos palestinos através do programa Covax, uma iniciativa com apoio da ONU que se destina a fazer chegar vacinas contra a covid-19 aos países mais pobres.

A Autoridade Palestiniana, com sede em Ramallah, na Cisjordânia, espera receber cerca de dois milhões de doses encomendadas de vários fabricantes, além das doses do programa Covax. 

Entretanto, a ministra da Saúde da Palestina, Mai al-Kaila, já garantiu que vai aguardar a aprovação da Organização Mundial de Saúde antes de usar as novas doses de vacinas AstraZeneca.

A chegada das vacinas acontece numa altura em que o país enfrenta o risco de colapso do sistema de saúde. Há poucos dias, em entrevista a uma rádio palestiniana, o diretor de Serviços Médicos do Ministério da Saúde alertava para a falta de camas nos hospitais. 

“O número real de pacientes com covid-19 é o dobro do anunciado, porque muitas pessoas não estão a ser testadas”, disse Usama Al-Najjar à Palestine Radio.

Al-Najjar alertou para a necessidade de apertar as medidas impostas para restringir a propagação do coronavírus e avisou que a variante britânica do vírus tem se espalhado amplamente nos territórios palestinianos ocupados.

Várias províncias foram fechadas para o resto da Cisjordânia nos últimos dias devido ao aumento no número de infeções.

Leia Também: AO MINUTO: Semana com "menos óbitos em lares". Subsídio por pagar

Recomendados para si

;
Campo obrigatório