Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Chimpanzés de zoos na República Checa 'mantêm amizade' por Zoom

A este momento talvez já esteja farto das videochamadas, dos aniversários através da câmara ou de streamings, mas estes chimpanzés estão a adorar a 'vida' online.

Notícias ao Minuto

11:09 - 17/03/21 por Notícias ao Minuto

Mundo República Checa

Para compensar a falta de interação com os visitantes desde que as atrações fecharam em dezembro como medida de combate à pandemia de Covid-19, os chimpanzés do Safari Park Dvur Kralove e do jardim zoológico em Brno, a 150 km de distância, podem agora observar o dia a dia uns dos outros em ecrãs gigantes.

Não há desastres de microfones por desligar - como por vezes acontecem nas reuniões por Zoom - pois o som está desligado,  mas já houve bastante interesse no que os primos distantes estão a fazer desde que o projeto começou na semana passada, conta a Reuters.

"No início abordavam o ecrã com gestos defensivos ou ameaçadores, havia interação", explicou uma das tratadoras do Dvur Kralove, a 135 km de Praga, acrescentando que "desde então mudou para uma postura de estou no cinema ou estou a ver televisão". "Quando veem situações mais tensas levantam-se do sofá como nós quando assistimos a um evento desportivo ao vivo", referiu também. 

Os chimpanzés adoram ainda outros comportamentos tipicamente humanos, como ir buscar guloseimas (no caso nozes) para mastigar enquanto veem o ecrã.

As 'videochamadas', que também passam em direto na página de YouTube do parque, vão decorrer das 08h às 16h (09h às 17h em Portugal Continental) até ao final de março, que será quando os tratadores farão uma avaliação se deverão continuar.

Pode ver mais algumas imagens na galeria acima.

Leia Também: Chimpanzés com coesão e cooperação face a ameaças tal como humanos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório