Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 26º

OMS: "Não há provas de que incidentes sejam causados pela vacina"

O responsável da OMS em Timor-Leste disse hoje que ainda não há provas de que os incidentes que levaram vários países a suspender lotes da AstraZeneca sejam causados pela vacina que também foi a aprovada neste país.

OMS: "Não há provas de que incidentes sejam causados pela vacina"
Notícias ao Minuto

10:03 - 17/03/21 por Lusa

Mundo OMS

"O Comité Consultivo Global para a Segurança das Vacinas (GAVCS) da Organização Mundial de Saúde (OMS) está a avaliar sistematicamente e cuidadosamente os relatórios atuais e até hoje, não há provas de que os incidentes sejam causados pela vacina. É importante que a campanha de vacinação prossiga", disse Arvind Mathur, numa resposta por escrito, enviada à Lusa.

Os comentários de Mathur surgem depois da suspensão de vários lotes da vacina em vários países europeus ter suscitado um debate em Timor-Leste onde a AstraZeneca foi aprovada para a vacinação e o processo deverá arrancar no próximo mês.

"No contexto de Timor-Leste, o Governo escolheu a vacina Oxford-AstraZeneca com base em vários critérios e contexto do país. Além disso, a vacina para Timor-Leste está a chegar através da COVAX, que atualmente garantiu a vacina AZ da SKBio, República da Coreia e/ou Instituto do Soro da Índia", recordou.

O responsável da OMS disse que "na Europa, as suspensões estão relacionadas com lotes específicos das vacinas em alguns países, enquanto outros suspenderam a utilização como medida de precaução enquanto está em curso uma investigação completa".

A OMS, disse, concorda com a posição da Agência Europeia do Medicamento (EMA) de que "os benefícios da vacina AstraZeneca na prevenção do COVID-19, com o seu risco associado de hospitalização e morte, superam os riscos de efeitos colaterais, pelo que pode continuar a ser administrada enquanto a investigação está em curso".

Além disso, explicou, a TGA Australia, equivalente australiano da EMA, considerou que até ao momento "não há indicação de um aumento da taxa de coágulos sanguíneos acontecendo ou causa e efeito com a vacina AZ na Austrália".

"Só no Reino Unido, já foram administradas mais de 10 milhões de vacinas AZ sem provas de eventos adversos graves relacionados", considerou.

Globalmente e até ao dia de hoje já foram administradas em todo o mundo quase 400 milhões de doses das várias vacinas contra a covid-19, segundo dados atualizados recolhidos pela agência noticiosa Bloomberg.

Leia Também: Covid-19: Pandemia fez mais 327 mortos em África nas últimas 24 horas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório