Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Síria. Mais de 20 soldados do regime mortos numa emboscada no Sul

Pelo menos 21 militares do regime sírio morreram hoje numa emboscada montada por homens armados em Deraa, uma província no sul da Síria, indicou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) num novo balanço.

Síria. Mais de 20 soldados do regime mortos numa emboscada no Sul
Notícias ao Minuto

17:22 - 16/03/21 por Lusa

Mundo Síria

A organização não-governamental tinha referido antes a morte de 12 soldados, no que a agência estatal SANA referiu como um "ataque terrorista" contra "um autocarro transportando militares". A agência fala de mortos e feridos sem quantificar.

Berço do levantamento contra o regime do Presidente Bashar al-Assad em 2001, a província de Deraa é regularmente abalada por atentados e ataques contra forças do regime desde que foi reconquistada em 2018.

Segundo o OSDH, hoje, homens armados "atacaram dois camiões militares e dois autocarros que transportavam forças do regime na sua passagem pela aldeia de Mzirib".

Além dos 21 mortos, a organização dá conta de sete feridos entre os militares.

O destacamento estava a caminho para deter um antigo comandante rebelde, procurado por Damasco e acusado de ter realizado um ataque mortal contra polícias o ano passado, disse o diretor do OSDH, Rami Abdel Rahmane.

Os atacantes estão ligados ao ex-comandante rebelde e agiram para evitar a prisão do seu líder, explicou, acrescentando que os dois lados se envolveram numa luta e que foram enviados reforços do exército.

O sul sírio foi recuperado no verão de 2018 pelas forças governamentais e o seu aliado russo, que impuseram aos rebeldes acordos designados de reconciliação, mas que se assemelhavam mais à rendição depois de ofensivas mortais.

As forças pró-regime, mas também civis que trabalham com instituições estatais são regularmente alvo de ataques ou assassínios dirigidos.

Esta região é a única de onde os rebeldes não desertaram em massa, devido a um acordo, e continuam a controlar algumas zonas. Por outro lado, as forças armadas não estão destacadas em toda a província.

Segundo o OSDH, a guerra na Síria, que entrou no seu 11.º ano na segunda-feira, já causou mais de 388.000 mortos e obrigou milhões a abandonarem as suas casas.

Leia Também: Síria. Portugal pugna por "solução política, inclusiva e duradoura"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório