Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Cabo Verde regista mais 19 novos casos positivos em 24 horas

Cabo Verde registou mais 19 novos casos positivos de infeção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas e aumentou para 16.120 o total de infeções acumuladas desde 19 de março de 2020, anunciou hoje o Ministério da Saúde.

Cabo Verde regista mais 19 novos casos positivos em 24 horas
Notícias ao Minuto

19:11 - 15/03/21 por Lusa

Mundo Covid-19

Em comunicado de imprensa, aquele ministério cabo-verdiano adiantou que os laboratórios de virologia analisaram 403 amostras e detetaram 19 casos novos, numa taxa de positividade de 4,7%.

Os novos casos foram diagnosticados na Praia (11), em Santa Catarina de Santiago (1), na Ribeira Brava (1) e no Tarrafal de São Nicolau (2) e na Boa Vista (4).

Desde domingo que 59 pessoas tiveram alta, elevando para 15.511 o total de casos considerados recuperados da doença, representando 96% do total dos casos até agora registados.

Com os novos dados, o país aumentou para 16.120 o total de casos acumulados desde 19 de março de 2020, continua com 156 óbitos e reduziu para 440 o número de casos ativos.

Na habitual conferência de imprensa semanal, o diretor nacional de Saúde, Jorge Barreto, informou que nas últimas 24 horas as autoridades sanitárias detetaram 13 casos suspeitos da doença e há 16 pessoas internadas nos hospitais.

Nos últimos 14 dias, o porta-voz do Ministério da Saúde disse que a taxa incidência acumulada a nível nacional foi de 118 infetados por 100 mil habitantes, enquanto no mesmo período anterior era de 121 por 100 mil habitantes.

Por isso, afirmou que neste momento o país tem uma "situação estacionária", com uma "ligeira variação" entre as taxas de positividade dos dois períodos de 14 dias analisados.

Apesar dessa estabilidade em termos numéricos, Jorge Barreto alertou que a situação pode mudar a qualquer momento, daí insistir na importância de continuar a cumprir as medidas de prevenção para que não haja descontrolo em nenhum concelho.

"Não podemos baixar a guarda", insistiu o responsável de saúde, dizendo que isto é válido para São Vicente, única ilha ainda em estado de calamidade, mas que hoje não registou qualquer caso, em 115 amostras analisadas, e tem 26 casos ativos.

Na mesma conferência de imprensa, o diretor nacional de Saúde aproveitou para informar que as 24 mil vacinas que o país recebeu na sexta-feira da AstraZeneca vieram da Índia e são de lotes diferentes das produzidas pela mesma farmacêutica na Europa, depois de vários países europeus terem decidido suspender a sua administração.

Jorge Barreto sublinhou que qualquer medicamento pode estar sujeito a provar algum efeito adverso, mas disse que os cabo-verdianos podem ficar tranquilos porque as autoridades de saúde estão atentas.

"Vamos fazer o seguimento e qualquer indício sobre uma situação qeu possa pôr em risco a saúde das pessoas, iremos suspender imediatamente as atividades", garantiu.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.654.089 mortos no mundo, resultantes de mais de 119,7 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Leia Também: AO MINUTO: OMS investiga "a fundo" vacina da AstraZeneca; Rt de 0,8 cá

Recomendados para si

;
Campo obrigatório