Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Conservadores bávaros temem derrota da coligação nas eleições na Alemanha

Os conservadores bávaros alertaram hoje para uma possível derrota da sua coligação nas eleições gerais de setembro próximo, após o golpe sofrido pela aliada União Democrata Cristã (CDU) nas eleições regionais de domingo, que Os verdes e os sociais-democratas venceram.

Conservadores bávaros temem derrota da coligação nas eleições na Alemanha
Notícias ao Minuto

12:10 - 15/03/21 por Lusa

Mundo Alemanha

"Os resultados de domingo foram um duro golpe no coração da União", disse o líder da União Social-Cristã da Baviera (CSU), Markus Söder.

A derrota no Estado de Bade-Vurtemberga é "especialmente dolorosa", acrescentou Söder.

O Estado de Bade-Vurtemberga, vizinho da Baviera e onde vários consórcios industriais alemães têm as suas sedes, esteve por décadas sob domínio conservador, até 2011, quando foi assumido pelos Verdes.

O secretário-geral da CDU, Paul Ziemiak, garantiu hoje, após admitir a "dolorosa derrota" da noite de domingo, que o calendário para as eleições gerais previsto seria mantido e que a nomeação do candidato será depois da Páscoa.

A CDU, da chanceler Angela Merkel, teve no domingo uma queda para mínimos históricos nos resultados das eleições regionais, tanto no Estado de Bade-Vurtemberga (sul) como na Renânia-Palatinado (oeste), com 24,1% e 27,2% dos votos respetivamente.

Segundo as sondagens, os Verdes venceram em Bade-Vurtemberga, com 31,5% dos votos, e os sociais-democratas (SPD) fizeram-no na Renânia Palatinado, com 33,5.

As votações de domingo para as novas legislaturas estaduais nos Estados de Bade-Vurtemberga e Renânia-Palatinado deram início a uma maratona eleitoral que culmina nas eleições legislativas em 26 de setembro. A votação nacional (legislativas) determinará quem sucederá a Merkel.

Os maus resultados dos conservadores de Angela Merkel podem estar relacionados com o descontentamento causado pelo início lento da campanha de vacinação na Alemanha contra o covid-19, com as restrições impostas devido à propagação do vírus e com a nova subida de novos casos positivos, a par de um recente escândalo financeiro devido a alegações de que dois políticos no poder lucraram em negócios para adquirir máscaras no início da pandemia.

Trata-se de um momento difícil para o novo líder da CDU, Armin Laschet, que enfrenta o seu primeiro grande teste desde que foi eleito em janeiro, enquanto o centro-direita pondera quem deve concorrer para substituir Merkel como chanceler da Alemanha.

Leia Também: Alemanha contabiliza 6.604 infetados e 47 mortes em 24 horas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório