Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Partido de Angela Merkel sofre pesada derrota em duas eleições regionais

Na origem estão os efeitos de um escândalo financeiro.

Partido de Angela Merkel sofre pesada derrota em duas eleições regionais
Notícias ao Minuto

17:58 - 14/03/21 por Lusa

Mundo CDU

Afetada pelos efeitos de um escândalo financeiro, a União Democrática Cristã (CDU) obteve apenas 23% dos votos em Baden-Wurttemberg (contra 27% há cinco anos), enquanto na Renânia-Palatinado conseguiu entre 25,5% a 26%, contra 31,8% em 2016, segundo avançam as televisões ARD e ZDF, citadas pela agência noticiosa AP.

Segundo as sondagens, os Verdes venceram em Baden-Württemberg, com 31,5% dos votos, e os sociais-democratas (SPD) fizeram-no na Renânia Palatinado, com 33,5.

As votações de hoje para as novas legislaturas estaduais nos Estados de Baden-Wuerttemberg e Renânia-Palatinado, no sudoeste do país, deram início a uma maratona eleitoral que culmina nas eleições legislativas em 26 de setembro. A votação nacional (legislativas) determinará quem sucederá a Merkel.

Os maus resultados dos conservadores de Angela Merkel podem estar relacionados com o descontentamento causado pelo início lento da campanha de vacinação na Alemanha contra o covid-19, com as restrições impostas devido à propagação do vírus e com a nova subida de novos casos positivos, a par de um recente escândalo financeiro devido a alegações de que dois políticos no poder lucraram em negócios para adquirir máscaras no início da pandemia.

A União Democrata Cristã (CDU) de Merkel já enfrentou uma tarefa difícil contra dois governadores populares de partidos rivais.

As pesquisas da ARD e da TV ZDF indicaram que os partidos desses governadores - os ambientalistas verdes em Baden-Wuerttemberg e os social-democratas de centro-esquerda na Renânia-Palatinado - deveriam terminar em primeiro lugar nas eleições de hoje, cerca de oito pontos percentuais à frente do CDU.

Esses resultados, caso se confirmem, seriam os piores resultados para a CDU na Alemanha pós-Segunda Guerra Mundial em ambos os estados em causa.

Wolfgang Schaeuble, o presidente do parlamento alemão e um peso-pesado da CDU, procurou minimizar o resultado, argumentando que as personalidades dos governadores foram "o fator decisivo" nas eleições.

"Esta não é uma boa noite para a CDU, mas era previsível", justificou Schaeuble.

Em Baden-Wuerttemberg, o único governador do partido ambientalista verdes da Alemanha, Winfried Kretschmann, tornou-se popular entre os eleitores do centro em 10 anos, ao governar uma região que abriga as empresas automóveis Daimler e Porsche.

A região foi dominada por muito tempo pela CDU até que Kretschmann ganhou energia logo após o desastre do reator de Fukushima no Japão em 2011, que acelerou o fim da energia nuclear na Alemanha.

Kretschmann, 72 anos, uma figura paternal com uma imagem conservadora, aparece em cartazes eleitorais dos verdes com o 'slogan' "Tu sabes quem eu sou".

Esse foi um 'slogan' que Merkel usou uma vez num debate pré-eleitoral para enfatizar a sua própria ideologia e a confiança do eleitorado.

O sucesso dos Verdes indica ser um sinal de esperança para a campanha eleitoral das legislativas, na qual o tradicional partido ambientalista de esquerda deverá fazer sua primeira candidatura à chancelaria.

Merkel não está à procura de um quinto mandato, após quase 16 anos no poder.

Os social-democratas de centro-esquerda lideraram a Renânia-Palatinado durante 30 anos - atualmente sob o governo da governadora Malu Dreyer - cuja popularidade pessoal manteve o apoio de seu partido acima de sua sombria votação nacional.

Trata-se de um momento difícil para o novo líder da CDU, Armin Laschet, que enfrenta o seu primeiro grande teste desde que foi eleito em janeiro, enquanto a centro-direita pondera quem deve concorrer para substituir Merkel como chanceler da Alemanha.

Leia Também: Escândalo das máscaras terá "impacto negativo" nos resultados da CDU

Recomendados para si

;
Campo obrigatório