Meteorologia

  • 23 MAIO 2022
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

Kosovo abre oficialmente a sua embaixada em Jerusalém

O Kosovo abriu oficialmente uma embaixada na cidade disputada de Jerusalém, reconhecendo-a de facto como a capital de Israel, anunciou hoje o Ministério dos Negócios Estrangeiros kosovar.

Kosovo abre oficialmente a sua embaixada em Jerusalém

A representação diplomática foi aberta com uma breve cerimónia durante a qual a bandeira do Kosovo foi içada diante do edifício da embaixada e uma placa identificativa com as palavras "República do Kosovo", em albanês, hebraico e inglês, fixada na entrada, precisou o Ministério num comunicado.

Em troca do reconhecimento da sua independência por Israel, o Kosovo tornou-se o primeiro país de maioria muçulmana a reconhecer Jerusalém como a capital do Estado hebreu.

A decisão de Pristina provocou críticas, não apenas de países de maioria muçulmana, como a Turquia, que denunciou uma violação das resoluções da ONU e do direito internacional, mas também da União Europeia (UE).

A questão de Jerusalém e do seu estatuto continua a ser um dos pontos mais sensíveis do conflito israelo-palestiniano.

A Autoridade Palestiniana quer que Jerusalém Oriental, ocupada por Israel na guerra dos Seis Dias em 1967 e depois anexada, seja a capital de um futuro Estado palestiniano.

Num quadro de reconhecimento mútuo, Israel reconheceu oficialmente o Kosovo, antiga província sérvia que proclamou em 2008 a sua independência, como um Estado independente, juntando-se assim à maioria dos países ocidentais e abandonando o grupo que inclui a Sérvia, a China e a Rússia.

O Kosovo e Israel estabeleceram relações diplomáticas em fevereiro.

Com mais de duas décadas, insolúvel desde a última das guerras que destruíram a ex-Jugoslávia (1998-99), o conflito entre a Sérvia e o Kosovo continua a ser uma ameaça para a estabilidade da Europa.

Os acordos de normalização concluídos em 2013 sob os auspícios da UE são, na sua maioria, ignorados.

A guerra do Kosovo causou mais de 13.000 mortos, na maioria albaneses. Terminou quando uma campanha de bombardeamentos ocidentais obrigou as forças sérvias a retiraram-se do território.

Leia Também: Líderes de Israel, Hungria e República Checa fazem cimeira sobre Covid-19

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório