Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

'Black Lives Matter'. Jovens aproveitam protesto para pilhar em Liége

Cerca de 200 jovens estiveram envolvidos hoje em atos de destruição e pilhagens no centro de Liège, Bélgica, durante uma manifestação 'Black lives matter', tendo vários policiais ficado feridos, informou a polícia local, citada pela agência AFP.

'Black Lives Matter'. Jovens aproveitam protesto para pilhar em Liége
Notícias ao Minuto

17:15 - 13/03/21 por Lusa

Mundo Bélgica

A manifestação foi organizada após a detenção "por desobediência" de uma mulher ocorrida na segunda-feira nesta cidade da Valónia, adiantou uma porta-voz da polícia belga.

"Os jovens [envolvidos nos atos delituosos] juntaram-se ao grupo de manifestantes pacíficos e, depois, deixaram a manifestação para ir destruir o centro da cidade", disse o porta-voz policial à AFP, acrescentando que viaturas da polícia ficaram também danificadas.

Um motociclista da polícia foi "agredido" e derrubado antes de ser levado ao hospital, referiu ainda o porta-voz policial, que não forneceu mais informações sobre o estado de saúde do agente.

Segundo o mesma porta-voz, vários outros policiais ficaram feridos durante os incidentes em Liége.

"Estamos lidando com 200 jovens, delinquentes, que se movem muito rapidamente, em grupos e que saqueiam as lojas. Eles pilharam um McDonald's inteiro", disse, revelando que os incidentes ainda não terminaram e que reforços da Polícia Federal foram enviados para o local.

A polícia belga pediu que a população local não se desloque ao centro da cidade e a "presidente da autarquia mandou mensagens aos comerciantes para fecharem as lojas".

Os tumultos de hoje aconteceram depois de uma mulher ter sido detida na segunda-feira, contestando a intervenção policial e acusando a polícia de "racismo e violência", o que a polícia belga nega.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório