Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Moscovo apoia "administração" provisória com talibans no Afeganistão

Moscovo manifestou-se na sexta-feira a favor da formação de "uma administração" provisória com talibans para liderar o Afeganistão, numa altura em que os esforços estão a aumentar para se chegar a um acordo de paz antes da possível retirada norte-americana.

Moscovo apoia "administração" provisória com talibans no Afeganistão
Notícias ao Minuto

06:50 - 13/03/21 por Lusa

Mundo Afeganistão

Estas declarações surgem uma semana antes da realização em Moscovo de negociações em que participam autoridades de Cabul e os talibans, na presença de várias delegações internacionais, incluindo a de Washington.

A Turquia também anunciou que deseja acolher em Istambul, em abril, negociações de paz para o Afeganistão, segundo o ministro das Relações Exteriores, Mevlüt Cavusoglu.

"A formação de uma administração interina inclusiva seria a solução lógica para o problema de integração dos talibans na política afegã", disse aos jornalistas a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores russo, Maria Zakharova.

O tempo para um acordo está a acabar com a aproximação do fim, a 01 de maio, da possível retirada das tropas norte-americanas do Afeganistão

Para tal, os Estados Unidos estão a tentar dar um impulso nas negociações sobre uma solução pacífica para o conflito afegão.

Os Estados Unidos apresentaram uma nova proposta de paz às autoridades de Cabul e aos talibans, incluindo a criação de um "novo governo inclusivo", de acordo com uma carta do chefe da diplomacia norte-americana, Antony Blinken, revelada pelos media afegãos.

Na segunda-feira, Washington pediu "uma aceleração" do processo de paz no Afeganistão, dizendo que o progresso era "possível".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório