Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Assembleia Estadual vai investigar acusações de assédio a Cuomo

A Assembleia Estadual de Nova Iorque anunciou na quinta-feira que vai começar uma investigação ao governador do Estado, Andrew Cuomo, no seguimento das acusações de assédio sexual e comportamento incorreto feitas por seis mulheres nas últimas semanas.

Assembleia Estadual vai investigar acusações de assédio a Cuomo
Notícias ao Minuto

06:39 - 12/03/21 por Lusa

Mundo Andrew Cuomo

O porta-voz da maioria democrata daquela câmara legislativa, Carl Heastie, emitiu um comunicado em que detalhou que o comité judicial encarregue da investigação vai ser liderado por Charles Lavine.

"O comité vai ter autoridade para entrevistar testemunhas, requerer documentos e avaliar provas, como marca a Constituição de Nova Iorque", apontou Heastie, que disse esperar que a investigação seja "rápida, completa e meticulosa".

Mesmo assim, Heastie assinalou que esta investigação não vai interferir com a que está a fazer a procuradora-geral nova-iorquina, Letitia James, pelas mesmas acusações.

O anúncio foi feito pouco depois de a Polícia de Albany, a capital do Estado, revelar que esta a investigar se a última acusação feita a Cuomo pode constituir delito, o que poderia complicar a vida do político.

O início da investigação anunciada por Heastie foi conhecido um dia depois de serem revelados detalhes sobre o último caso de alegado assédio sexual do governador, publicado na quarta-feira pelo diário Albany Times Union.

Segundo este meio, uma jovem empregada de Cuomo, a sexta que o acusou deste tipo de comportamento, foi atacada sexualmente na residência oficial do governador em finais de 2020, quando este lhe pediu para lá ir ajudá-lo a resolver um problema com o seu telemóvel.

Cuomo teria metido as mãos dentro da blusa da empregada e apalpou-lhe os seios, detalhou o meio, que assegurou ter obtido a informação de uma pessoa próxima da queixosa.

Esta é, até agora, a acusação mais séria contra o governador, que até agora não foi denunciado formalmente pelo seu comportamento abusivo.

Leia Também: Assistente acusa Cuomo de lhe ter colocado a mão "debaixo da blusa"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório