Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Covid-19: Autoridades timorenses anunciam mais 14 casos

As autoridades timorenses anunciaram hoje mais dois infetados com o novo coronavírus no município de Covalima e 12 em Díli, elevando para 36 os casos detetados na capital timorense, onde há já 12 focos da doença.

Covid-19: Autoridades timorenses anunciam mais 14 casos
Notícias ao Minuto

07:36 - 11/03/21 por Lusa

Mundo Covid-19

O coordenador da equipa para a Prevenção e Mitigação da covid-19 da Sala de Situação do Centro Integrado de Gestão de Crise (CIGC), Rui Araújo, disse que foi identificado um caso no bairro de Bebonuk e oito adicionais associados à Secretaria de Estado da Formação Profissional e Emprego (SEFOPE).

Há ainda dois casos relacionados com os focos associados ao Ministério das Finanças e ao Ministério dos Transportes, e outro ainda na Aldeia 04 de Setembro, em Tasi Tolu.

Assim, e atualmente, há 12 focos da doença, incluindo quatro instituições e em quatro sucos do posto administrativo de D. Aleixo.

Além dos 14 casos detetados em Díli, as autoridades confirmaram mais dois casos positivos no posto administrativo de Fatumean, aumentando para 15 casos neste foco.

Com os contágios anunciados hoje aumentam para 65 o número total de casos ativos da covid-19 em Timor-Leste.

Rui Araújo explicou que ainda estão centenas de testes por analisar, incluindo os realizados nos últimos dias no Parlamento Nacional.

Atualmente, os focos identificados situam-se na aldeia BTN-II-Terra Santa (seis casos), aldeia Gólgota (três), aldeia Lurumata (dois) -- todas no suco Madohi -, Aldeia 04 de Setembro (um) e aldeia Fomento (três), ambas no suco de Comoro.

Há ainda três casos na aldeia 05, do suco de Fatuhada, mais dois no bairro Bebonuk, um caso no bairro Delta, três associados ao Ministério das Finanças, nove à SEFOPE, dois ao Ministério dos Transportes e Comunicação e um ao Hospital Nacional Guido Valadares (HNGV)

A maioria dos casos são assintomáticos, com alguns pacientes a apresentarem sintomas ligeiros, explicou.

Rui Araújo adiantou que as equipas de vigilância continuam a realizar rastreios alargados de contactos aos casos positivos, tanto os anteriores como os novos, detalhando como esses contactos são identificados.

Assim, são testadas pessoas que tenham tido contactos de mais de 15 minutos a uma distância de menos de um metro de pessoas infetadas, ou que vivam em casa ou próximos dessas pessoas ou que tenham estado a acompanhar ou tratar pacientes infetados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório