Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Biden. Aprovação do pacote de estímulo económico é "vitória histórica"

O Presidente dos Estados Unidos da América (EUA) considerou na quarta-feira que a aprovação do gigantesco pacote de estímulo económico que vai ajudar o país a ultrapassar a crise provocada pela pandemia é uma "vitória história" para os norte-americanos.

Biden. Aprovação do pacote de estímulo económico é "vitória histórica"
Notícias ao Minuto

06:25 - 11/03/21 por Lusa

Mundo Covid-19

[presidente da Câmara dos Representantes, a democrata Nancy] Pelosi, ao [líder da maioria democrata no Senado, Chuck] Schumer, e a todos os que votaram o Plano de Salvamento Norte-Americano -- obrigado. Esta é uma vitória história para o povo norte-americano", escreveu o democrata Joe Biden na rede social Twitter.

O gigantesco pacote de 1,9 biliões de dólares (mais de 1,5 biliões de euros) já é considerado um sucesso da administração Biden 50 dias depois de o democrata chegar à Casa Branca.

O plano que contempla a recuperação dos EUA na sequência da crise provocada pela pandemia -- no país com o maior número de infeções e óbitos no mundo -- foi aprovado com 220 votos favoráveis e 211 contra.

Os republicanos opuseram-se ao documento, por considerarem que havia gastos extravagantes e investimentos mal direcionados.

De acordo com a France-Presse (AFP), o valor total do pacote equivale ao PIB de Itália.

"Mal posso esperar para assiná-la [a legislação que regulamenta o pacote de estímulo económico] esta semana. Cada elemento do resgate dos EUA atende a necessidades reais", disse Biden, depois de uma visita a uma unidade destacada para a campanha de vacinação, em Washington.

No hemiciclo, Nancy Pelosi destacou o momento "decisivo" para o país.

Por seu turno, o líder dos senadores republicanos, Mitch McConnell, considerou que "esta é de longe uma das piores leis" que já tinha visto e "um exemplo clássico de uma agenda democrata inchada".

Os republicanos denunciam, entre outras críticas, que, deste total, o investimento no combate à pandemia é de apenas 9%.

A covid-19 já provocou a morte a mais de 500 mil pessoas nos Estados Unidos e fez a economia norte-americana recuar 3,5% em 2020, o pior ano desde o período da II Guerra Mundial.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório