Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Netanyahu desloca-se aos Emirados na quinta-feira

O primeiro-ministro de Israel Benjamin Netanyahu desloca-se na quinta-feira aos Emirados Árabes Unidos (EAU) na sua primeira visita oficial a este país do Golfo que normalizou recentemente as relações com o Estado judaico, referiram hoje diversos 'media' israelitas.

Netanyahu desloca-se aos Emirados na quinta-feira
Notícias ao Minuto

14:35 - 10/03/21 por Lusa

Mundo Visita

A dez dias de eleições legislativas consideradas cruciais para a sua sobrevivência política, Netanyahu deve encontrar-se com o xeque Mohammed ben Zayed Al-Nahyane, príncipe herdeiro do Abu Dhabi, indicaram fontes governamentais anónimas citadas pela agência noticiosa AFP.

O gabinete do primeiro-ministro não confirmou nem desmentiu estas informações. "Não emitimos comentários", reagiu à AFP um alto responsável do gabinete de Netanyahu.

O primeiro-ministro israelita adiou no início de fevereiro a sua visita aos Emirados e ao Bahrein devido às restrições de viagem impostas para combater a pandemia do coronavírus.

Estes dois Estados árabes assinaram em setembro passado acordos de normalização com Israel negociados sob a égide dos Estados Unidos de Donald Trump. Estas acordos, os primeiros do género entre países do Golfo e Israel, foram qualificados pelos palestinianos de "traição".

Na sequência destes acordos, foram assinados numerosas parcerias comerciais entre Israel e os EAU, que desde 01 de março possuem um embaixador no Estado judaico.

A deslocação do primeiro-ministro israelita aos Emirados deve coincidir com a vista a Israel, aguardada para o mesmo dia, os chefes de Governo checo e húngaro.

Andrej Babis e Viktor Orbán devem encontra-se com Netanyahu para falar de vacinas e da luta contra o coronavírus, indicou Praga na terça-feira.

Israel administrou uma dupla injeção recomendada da vacina Pfizer/BioNTech a cerca de 43% dos seus nove milhões de habitantes, enquanto a República Checa e a Hungria ainda registam uma escassez de vacinas para o conjunto da população.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório