Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Bruxelas quer "sociedades inclusivas e coesas" para combater terrorismo

A Comissão Europeia defendeu hoje "sociedades inclusivas e coesas" na União Europeia (UE) para combater o terrorismo, a propósito do dia europeu em memória das vítimas, garantindo também esforços contra o extremismo, que diz ser "cada vez mais digital".

Bruxelas quer "sociedades inclusivas e coesas" para combater terrorismo
Notícias ao Minuto

13:23 - 10/03/21 por Lusa

Mundo União Europeia

"A todos os que procuram prejudicar-nos e dividir-nos, continuaremos a responder com unidade. As nossas democracias esforçar-se-ão sempre por proteger os nossos direitos, liberdades e valores fundamentais e estamos empenhados na construção de sociedades inclusivas e coesas em que todos tenham interesse e todos se possam sentir seguros", indica o executivo comunitário em nota hoje divulgada.

Nesta declaração a propósito do Dia Europeu em Memória das Vítimas de Terrorismo, que se assinala na quinta-feira, a Comissão Europeia garante estar "a construir a resiliência da União Europeia para prevenir estes ataques".

"Estamos a combater a ameaça terrorista, que cada vez mais resulta de diferentes formas de extremismo e é cada vez mais digital. Estamos a tomar medidas para bloquear a propaganda terrorista online, para impedir os terroristas de espalharem o ódio 'online', mas ninguém pode combater o crime sem cuidar das suas vítimas", acrescenta a instituição.

E, "neste dia de recordação, estamos unidos e solidários com todas as vítimas e sobreviventes destes atos", adianta a Comissão Europeia.

O Dia Europeu em Memória das Vítimas de Terrorismo é um evento anual para homenagear todos os que sofreram com este crime.

Foi criado depois de, em 2004, ataques terroristas à bomba em Madrid terem tirado a vida a 193 pessoas e terem ferido milhares outras.

Leia Também: Oito feridos em esfaqueamento na Suécia. Polícia suspeita de terrorismo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório