Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Bielorrússia expulsa cônsul por homenagem a "soldados amaldiçoados"

A Bielorrússia anunciou hoje a expulsão de um cônsul polaco, em protesto pela sua participação numa homenagem aos "soldados amaldiçoados" polacos, que lutaram sucessivamente contra as ocupações alemã e soviética.

Bielorrússia expulsa cônsul por homenagem a "soldados amaldiçoados"
Notícias ao Minuto

19:12 - 09/03/21 por Lusa

Mundo Bielorrússia

"A heroicização de criminosos de guerra é totalmente inaceitável para nós", declarou o Ministério dos Negócios Estrangeiros bielorrusso num comunicado, explicando a sua decisão de expulsar o cônsul polaco de Brest (sudoeste), Jerzy Timofejuk.

Na Polónia, o dia dos "soldados amaldiçoados" é assinalado desde 2011, no dia 01 de março.

Segundo o comunicado da diplomacia bielorrussa, realizou-se no dia 28 de fevereiro em Brest, cidade situada na fronteira com a Polónia, uma concentração "informal" a propósito daquele dia, por iniciativa de organizações não-governamentais e de juventude ligadas à Polónia, na qual participou Jerzy Timofejuk.

Hoje, o encarregado de negócios polaco na Bielorrússia foi convocado ao Ministério dos Negócios Estrangeiros que "protestou firmemente" contra a participação de Timofejuk naquela concentração, precisa o comunicado.

"O lado bielorrusso não questiona e nunca questionou a possibilidade e a importância da comunicação dos diplomatas com a sua diáspora", assegura.

"Mas no nosso país o incitamento ao ódio racial, nacional, religioso (...) e a reabilitação do nazismo é um crime", conclui.

Batalhões de resistência formados para lutar contra os ocupantes alemães durante a Segunda Guerra Mundial, os "soldados amaldiçoados" polacos envolveram-se depois na luta contra a ocupação soviética, muitas vezes agindo de modo violento e por vezes atacando todos os que não eram polacos, nomeadamente os bielorrussos.

A sua luta contra o poder soviético continuou até à década de 1950.

Leia Também: Bielorrússia. Amnistia Internacional denuncia perseguição contra mulheres

Recomendados para si

;
Campo obrigatório