Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Partido no poder na Costa do Marfim vence eleições com maioria absoluta

O partido no poder da Costa do Marfim obteve a maioria absoluta nas eleições legislativas de sábado, conquistando 137 dos 254 assentos da Assembleia Nacional, segundo os resultados publicados hoje pela Comissão Eleitoral Independente (CEI) do país.

Partido no poder na Costa do Marfim vence eleições com maioria absoluta
Notícias ao Minuto

18:45 - 09/03/21 por Lusa

Mundo Costa do Marfim

Apesar dos 137 lugares conquistados, a União dos Houphouëtistas para a Democracia e a Paz (RHDP, na sigla em francês) perdeu a maioria qualificada de dois terços que detinha desde as eleições legislativas de dezembro de 2016, em que contava com 167 lugares mais os dos seus aliados, noticia a agência France-Presse (AFP), que cita a CEI.

Entre os partidos da oposição, a coligação entre o Partido Democrático da Costa do Marfim (PDCI, na sigla francesa) e apoiantes do antigo presidente Laurent Gbagbo conquistou 50 lugares, enquanto o PDCI sem coligação conquistou 23 lugares e os pró-Gbagbo oito, para um total de 81 lugares.

Os outros partidos da oposição partilharam 10 lugares, enquanto os independentes passam agora a ocupar 26 assentos.

Devido à morte de um candidato substituto, um dos lugares não foi preenchido. A eleição deste, no círculo eleitoral de Tortiya, no norte, deverá ocorrer no espaço de um mês, segundo a CEI.

A taxa de participação nas legislativas, realizadas a uma só volta, foi de 37,88%, sendo equivalente às mesmas eleições de 2016.

Os eleitores da Costa do Marfim votaram, no sábado, num ambiente calmo e sem incidentes graves para escolher os 255 deputados do parlamento, quatro meses após uma eleição presidencial marcada por tumultos que causaram vários mortos e feridos.

Pela primeira vez em 10 anos, todos os principais atores políticos participaram nas eleições legislativas, depois de a oposição ter boicotado as eleições presidenciais de 31 de outubro de 2020, marcadas antes e depois da votação pela violência que deixou 87 mortos e quase 500 feridos.

As mesas de voto fecharam às 18:00 (locais e GMT) e a contagem começou imediatamente, estimando-se que os resultados seriam divulgados pela CEI à medida que a contagem avance.

Além do esfaqueamento de três pessoas no bairro de Port-Bouët, em Abidjan, a votação decorreu sem incidentes graves em todo o país, segundo jornalistas e observadores destacados para o terreno.

Mais de 1.500 candidatos disputaram o voto de cerca de sete milhões de eleitores em 205 círculos eleitorais.

Leia Também: Presidente da Costa do Marfim nomeia primeiro-ministro interino

Recomendados para si

;
Campo obrigatório