Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Moscovo quer que Irão e EUA voltem a cumprir acordo nuclear

A diplomacia da Rússia encorajou hoje um retorno coordenado dos Estados Unidos e do Irão ao acordo nuclear de 2015, quando os dois lados recusam dar o primeiro passo decisivo para salvar o pacto.

Moscovo quer que Irão e EUA voltem a cumprir acordo nuclear
Notícias ao Minuto

12:50 - 09/03/21 por Lusa

Mundo Acordo nuclear

"Se ficarmos dependentes exclusivamente da questão de quem primeiro vai voltar a cumprir as suas obrigações, esta negociação pode durar para sempre", declarou o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov.

"Consideramos perfeitamente possível aplicar medidas sincronizadas e simultâneas que os iranianos e os norte-americanos terão de seguir", adiantou, falando durante uma visita oficial aos Emirados Árabes Unidos.

O ex-presidente norte-americano Donald Trump retirou em 2018 os Estados Unidos do acordo nuclear, que visava impedir o Irão de obter a bomba atómica em troca do levantamento de sanções internacionais, e restabeleceu estas penalizações financeiras.

Em represália, o Irão começou gradualmente em 2019 a desrespeitar restrições que o acordo impõe ao seu programa nuclear.

O novo presidente norte-americano, Joe Biden, declarou-se pronto a regressar ao acordo se o Irão recomeçar a cumprir as suas obrigações, mas cada um dos lados considera que cabe ao outro dar o primeiro passo.

Na semana passada, os Estados Unidos disseram estar "prontos a encontrar o Irão" para salvar o acordo, mas a República Islâmica considerou que o momento ainda não é "apropriado".

Além dos Estados Unidos e do Irão, o acordo nuclear de 2015 foi assinado pela Rússia, França, Reino Unido, Alemanha e China.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório