Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Movimento de protesto anuncia suspensão de manifestações no Senegal

O movimento que tinha apelado a manifestações em massa no Senegal, para hoje e quarta-feira, anunciou a suspensão do protesto e que iria criar um novo plano de ação, com novas palavras de ordem.

Movimento de protesto anuncia suspensão de manifestações no Senegal
Notícias ao Minuto

12:48 - 09/03/21 por Lusa

Mundo Senegal

Esta decisão surge no dia seguinte à libertação de Ousmane Sonko, o principal opositor ao Governo, e a um discurso do Presidente Macky Sall a apelar ao "apaziguamento", após se ter registado a agitação mais grave desde 2012 neste país, conhecido pela sua estabilidade na África Ocidental.

O Senegal foi abalado na semana passada por confrontos entre os jovens e as forças da lei, registando pilhagens e saques, após a detenção de Ousmane Sonko, terceiro nas eleições presidenciais de 2019 e candidato principal nas eleições presidenciais de 2024.

Sonko, presidente do partido Pastef, foi formalmente detido sob a acusação de perturbação da ordem pública. Mas no início de fevereiro foi alvo de uma queixa de violação apresentada por uma empregada de um salão de beleza, onde ia receber massagens.

O opositor alega ser vítima de uma conspiração desenhada pelo Presidente para o manter fora das próximas eleições presidenciais, o que Macky Sall refutou.

O Movimento de Defesa da Democracia (M2D), que inclui o Pastef (partido de Ousmane Sonko), partidos da oposição e organizações contestatárias, tinha convocado no sábado manifestações para hoje e quarta-feira, enquanto Sonko estava sob custódia policial e a aguardar a sua apresentação a um juiz.

Sonko foi acusado na segunda-feira de violação, mas libertado sob supervisão judicial. O Presidente senegalês quebrou o silêncio e apelou à "calma e serenidade" na televisão nacional.

O M2D afirmou, numa declaração, que "as manifestações marcadas para hoje e quarta-feira foram suspensas" e que vai realizar uma conferência de imprensa ainda hoje para anunciar "o seu plano de ação e um novo slogan relativo à data, local e forma das próximas manifestações".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório