Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Brasil. Mais de 105 mil denúncias de violência contra mulheres em 2020

Ministra brasileira informa que os casos de violência doméstica também aumentaram no ano passado devido à pandemia.

Brasil. Mais de 105 mil denúncias de violência contra mulheres em 2020
Notícias ao Minuto

15:48 - 08/03/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Violência contra as Mulheres

O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos brasileiro revelou, ontem, véspera das celebrações do Dia Internacional da Mulher, que no ano passado foram registadas 105.821 denúncias de violência contra a mulheres, através das plataformas 'Ligue 180' e 'Disque 100'.

O governo brasileiro, adianta o G1, informou ainda que a maioria das denúncias são realizadas por mulheres de cor, entre os 35 a 39 anos.

Contudo, devido a uma mudança na metodologia adotada em 2020, não é possível comparar estes dados com anos anteriores.

Em declarações ao G1, a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, garantiu que, ainda assim, a pandemia aumentou, em particular, o número de casos de violência doméstica no ano passado.

"Infelizmente, tivemos de deixar dentro de casa o agressor e a vítima. Isto foi um fenômeno que aconteceu no mundo inteiro e nós lamentamos", acrescentou Damares.

Para combater a violência doméstica, e considerando que o número de casos ainda vai aumentar devido à pandemia, a ministra sublinhou que o governo tem criado canais de comunicação alternativos para as vítimas, por exemplo, através do WhatsApp, que permite o envio de uma mensagem escrita.

Leia Também: 118 milhões de mulheres latino-americanas vivem sob limiar da pobreza

Recomendados para si

;
Campo obrigatório