Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Japão. Máquinas de venda automática ajudam no acesso a testes à Covid-19

O objetivo é promover o despiste da Covid-19 por iniciativa da própria população.

Notícias ao Minuto

15:32 - 08/03/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

Para garantir que toda a população tem acesso a testes de despiste da Covid-19, máquinas de venda automática foram adaptadas para a compra de testes em Tóquio, no Japão.

O objetivo, explica a Reuters, é promover o despiste da doença pela própria população, num momento em que o Governo se encontra a realizar cerca de 40 mil teste PCR por dia, restringindo o rastreio apenas a pessoas com sintomas ou contactos de alto risco.

Estas máquinas permitem ainda que os cidadãos evitem deslocar-se a clínicas privadas ou que tenham de esperar por uma consulta, diminuindo assim as probabilidades de serem infetados ou de infetarem outras pessoas.

"O Japão está a realizar um número ridiculamente baixo de testes PCR e o resultado é que há cada vez mais pessoas que não sabem se estão constipadas ou se estão infetadas com o coronavírus", afirmou Hideki Takemura, diretor da clínica privada Laketown Takenoko, responsável pela instalação, em vários pontos da cidade, das referidas máquinas.

Cada máquina vende, no total, 60 kits de testagem, sendo que é reabastecida duas vezes por dia. Cada teste custa 4.500 yens (cerca de 33.50 euros). Após a realização do teste, a amostra é enviada por correio para ser analisada.

Para além destas máquinas, nas últimas semanas, os testes PCR têm sido disponibilizados para venda em farmácias e em lojas online no Japão.

Leia Também: AO MINUTO: Mínimo de casos desde setembro; "Sinto-me com ferramentas"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório