Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 17º

Itália (também) aprova uso de vacina AstraZeneca para maiores de 65 anos

Ainda assim, pessoas "extremamente vulneráveis" ficam de fora deste alargamento da administração da vacina no país.

Itália (também) aprova uso de vacina AstraZeneca para maiores de 65 anos
Notícias ao Minuto

13:42 - 08/03/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

Itália aprovou a administração da vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca a pessoas com mais de 65 anos.

A notícia foi avançada, esta segunda-feira, pelo ministro da Saúde italiano, Roberto Speranza.

A 'luz verde' para uso desta vacina na população mais idosa - após dúvidas sobre a sua eficácia nesta faixa etária devido à falta de informação - foi dada no seguimento de um parecer do Conselho Superior de Saúde italiano.

Nesta posição, é referido que "foi disponibilizada mais informação científica" sobre a vacina, que "indica que, mesmo em pessoas com mais de 65 anos, a administração da AstraZeneca permite uma proteção significativa tanto do vírus SARS-CoV-2, como de severas formas, por vezes até fatais, da Covid-19".

Ainda assim, o governante italiano informou que pessoas "extremamente vulneráveis" a doenças de risco relacionadas com a Covid-19 ficam ainda excluídas deste alargamento do uso da AstraZeneca.

Ou seja, neste momento, a vacina em causa pode ser administrada em todas as pessoas em Itália com mais de 18 anos, com a exceção de cidadãos extremamente vulneráveis ao novo vírus, sobretudo, que sofram de doenças do foro imunológico.

Vários países na Europa têm alargado, nos últimos dias, o uso da vacina da AstraZeneca a maiores de 65 anos, como por exemplo, a França, a Alemanha ou o Reino Unido, à luz de novos estudos clínicos sobre a vacina.

Leia Também: AO MINUTO: Funcionários e alunos testados; "R mais baixo da Europa"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório