Meteorologia

  • 13 MAIO 2021
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 22º

Edição

Opositor do Senegal acusado de violação e libertado sob supervisão

O principal opositor do Senegal, Ousmane Sonko, cuja detenção causou agitação no país, foi hoje acusado num processo de violação contra uma jovem mulher, mas o juiz ordenou a sua libertação sob supervisão judicial, segundo os seus advogados.

Opositor do Senegal acusado de violação e libertado sob supervisão
Notícias ao Minuto

13:00 - 08/03/21 por Lusa

Mundo Senegal

"Ele vai para casa. Ele é livre", disse um dos seus advogados, Etienne Ddione, depois de o seu cliente ter sido apresentado ao juiz.

Após vários dias de tumultos, o resultado desta apresentação foi visto como um fator importante para o futuro, consoante a decisão do juiz.

Dakar acordou hoje com tanques do exército nas ruas, no início de um dia de protestos de alto risco no país.

O Governo colocou um forte dispositivo de segurança na capital, em antecipação das manifestações anunciadas e da apresentação a um juizde Ousmane Sonko.

A detenção de Sonko, a 03 de março, originou três dias de confrontos entre jovens e as forças da lei, pilhagens e saque num país de 16 milhões de pessoas, geralmente considerado uma ilha de estabilidade política.

Pelo menos cinco pessoas foram mortas, com a imprensa a relatar números mais elevados, mas dificilmente confirmáveis.

Sonko estava hoje no tribunal às 05:30, à espera da sua apresentação ao juiz, marcada para as 11:00 da manhã, segundo disse à rádio um dos seus advogados, Sheikh Khouraissy Ba.

A área em redor do tribunal foi isolada e os veículos blindados posicionados nas proximidades, segundo um jornalista da agência AFP. Outros veículos blindados do exército, equipados com metralhadoras, foram colocados à entrada de um bairro popular que foi palco de confrontos na semana passada.

Uma coluna de uma dúzia de tanques semelhantes foi vista a passar pela Praça da Independência, o centro do distrito do Plateau, a sede das principais instituições, incluindo a Presidência. Esta última também viu reforçada a segurança e o acesso vedado.

Sonko, que terminou em terceiro lugar nas eleições presidenciais de 2019 e se esperava que fosse um dos principais candidatos nas eleições presidenciais de 2024, foi oficialmente preso por perturbar a ordem pública quando se dirigia ao tribunal para responder a acusações de violação, apresentadas contra ele por uma empregada de um salão de beleza, onde ia receber uma massagem para aliviar as dores nas costas.

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório