Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Pelo menos 300 feridos em explosões na Guiné Equatorial

Pelo menos 300 pessoas terão ficado feridas após quatro explosões registadas num quartel militar na cidade de Bata, na Guiné Equatorial, estimaram as autoridades, adiantando que há mortos e muitos desaparecidos debaixo dos escombros.

Pelo menos 300 feridos em explosões na Guiné Equatorial
Notícias ao Minuto

18:51 - 07/03/21 por Lusa

Mundo Guiné Equatorial

"Até agora desconhece-se o número total de falecidos, mas estima-se que sejam cerca de 300", adiantou o Ministério da Saúde e Bem Estar Social da Guiné Equatorial através da sua conta oficial na rede social Twitter.

De acordo com a mesma fonte, as explosões ocorreram no bairro de Mondong Nkuantoma, em Bata, maior cidade e capital económica da Guiné Equatorial, onde se localiza um quartel militar.

"Estima-se que haja mortos e muitos desaparecidos debaixo dos escombros", acrescentou o ministério, que pediu a médicos e enfermeiros voluntários para se dirigirem ao Hospital Regional de Bata.

As autoridades de saúde apelaram também para a contribuição de dadores de sangue.

Para já é desconhecida a origem das explosões, mas uma fonte da Guiné Equatorial contactada pela agência Lusa adiantou que terá explodido o paiol do quartel militar do bairro de Nkoantoma.

Este quartel fica situado num zona habitacional e imagens transmitidas pela TVGE mostram dezenas de pessoas a fugir do local, muitas delas feridas.

As imagens também mostram uma espessa coluna de fumo.

Três das explosões ocorreram cerca das 15:00 locais (14:00 em Lisboa) e duas horas mais tarde ocorreu uma quarta.

De acordo com as autoridades equato-guineenses, equipas médicas e de bombeiros foram mobilizadas para o local.

Os feridos estão a ser transportados para os hospitais de La Paz, Nuevo Inseso e Regional de Bata.

O vice-presidente e responsável pela Defesa e Segurança, Teodoro Nguema Obiang Mangue, conhecido como 'Teodorin', filho do Presidente Teodoro Obiang, apareceu na TVGE a visitar o local rodeado de um forte aparato de segurança dos seus habituais guarda-costas israelitas.

Localizada na parte continental, Bata concentra cerca de 800 mil habitantes dos 1,4 milhões de residentes deste país da África Central, rico em petróleo e gás, mas onde a maioria da população vive abaixo do limiar da pobreza.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório