Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Aliança árabe destrói dez "bombas drone" dos rebeldes do Iémen

A aliança militar liderada pela Arábia Saudita anunciou hoje que destruiu dez novas "bombas drone" lançadas pelos rebeldes chiitas Houthi do Iémen, elevando para 16 o número de aparelhos dirigidos contra o sul desde sexta-feira.

Aliança árabe destrói dez "bombas drone" dos rebeldes do Iémen
Notícias ao Minuto

10:35 - 07/03/21 por Lusa

Mundo Aliança Militar

Um comunicado da aliança árabe, citado pela agência de notícias oficial saudita SPA, refere que os novos ataques ocorreram durante as últimas horas e tiveram como alvo "cidades e instalações civis", sem especificar os locais exatos.

A mesma nota reitera que a aliança "tomará as medidas operativas e necessárias para proteger os civis e as instalações de caráter civil conforme a lei internacional e as suas normas consuetudinárias".

Yahia Sarea, porta-voz militar dos Houthis, apoiado pelo Irão, assegurou na sua conta do 'Twitter' que os rebeldes lançaram, no sábado, dois drones carregados de explosivos contra a base militar Rey Jaled, perto de Jamis Mushait, no sudoeste da Arábia Saudita e "alcançaram importantes alvos".

A aliança não se referiu a esse ataque, embora tenha publicado hoje vídeos onde vários drones podem ser vistos a ser destruídos pelas defesas aéreas sauditas.

Os média sauditas estimam que cerca de 600 aeronaves não pilotadas e 400 mísseis foram lançados sobre o reino desde que o Governo dos Estados Unidos decidiu, em 04 de fevereiro, eliminar o movimento Houthi da lista de grupos terroristas.

O aumento destes ataques coincide com os confrontos entre as forças do internacionalmente reconhecido Governo iemenita, apoiado pela aliança árabe, e os rebeldes dos arredores da cidade de Marib, cujo controlo está a tentar ser tomado pelos Houthis.

O conflito armado começou em 2014 no Iémen, depois dos rebeldes terem pegado em armas contra o governo do presidente Abdo Rabu Mansur Hadi e terem tomado a capital Saná, o que se intensificou após a intervenção militar da aliança árabe, em março de 2015.

Leia Também: Iémen: ONG denunciam redução da ajuda do Reino Unido ao país

Recomendados para si

;
Campo obrigatório