Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 26º

Manifestação pela libertação de 'rapper' decorreu sem indicentes

A manifestação pela libertação do 'rapper' Pablo Hasel, convocada para sábado à tarde em Barcelona, reuniu várias centenas de pessoas e decorreu pela primeira vez sem incidentes, embora tenha havido momentos tensos.

Manifestação pela libertação de 'rapper' decorreu sem indicentes
Notícias ao Minuto

06:07 - 07/03/21 por Lusa

Mundo Espanha

No início da mobilização, que partiu após as 19:00 locais (18:00 em Lisboa) da praça Tetúan em Barcelona, um grupo de pessoas encapuzadas atirou algumas garrafas e pedras contra os agentes da polícia de choque, que bloquearam a rua.

Também nesses momentos um grupo de manifestantes enfrentou os agentes que formavam a linha policial, que se retirou para evitar incidentes, enquanto outros manifestantes lhes pediam para não atirarem objetos.

Mas, além destas situações isoladas, a marcha passou de forma relativamente normal pelo centro da cidade, embora vigiada por um grande aparato policial, que bloqueou várias vezes o percurso.

A mobilização, impulsionada pelos chamados Comités de Defesa da República (CDR) e outras organizações, tinha o slogan "Fins que caiguin" (Até caírem), e terminou sem detenções ou queima de caixotes de lixo, sinal de que os protestos baixaram de tensão na capital da Catalunha.

A marcha convocada para este sábado visava também denunciar a "violência policial" e exigir a amnistia total dos prisioneiros pró-independência.

Acabar com a monarquia, revogar a reforma laboral, abolir a lei dos estrangeiros, acabar com as expulsões ou regular as rendas foram outras exigências das entidades que apoiaram a mobilização.

Durante a manifestação, a maioria isolou pequenos grupos de manifestantes que queriam causar distúrbios ou cometer roubos e gritaram 'slogans' a favor de Pablo Hasel, dos que foram presos em protestos anteriores e anti-capitalistas.

Tiveram também pouca adesão e decorreram sem incidentes o resto dos protestos convocados para sábado noutras cidades catalãs.

Leia Também: Barcelona: 10 detidos em distúrbios após manifestação a favor de rapper

Recomendados para si

;
Campo obrigatório