Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Autoridades sul-africanas procuram crocodilos que fugiram de quinta

A polícia e responsáveis da conservação animal da África do Sul estão à procura de vários crocodilos jovens que fugiram de uma quinta de criação numa cidade rural na província do Cabo Ocidental.

Autoridades sul-africanas procuram crocodilos que fugiram de quinta
Notícias ao Minuto

16:06 - 05/03/21 por Lusa

Mundo África do Sul

As autoridades suspeitam que os crocodilos tenham entrado no rio Breede, próximo da cidade de Bonnievale, na província do Cabo Ocidental, a cerca de 180 quilómetros da Cidade do Cabo.

Segundo a porta-voz da autoridade da conservação do Cabo, Petro van Rhyn, citada pela agência noticiosa Associated Press (AP), 27 dos répteis foram recapturados, enquanto outros sete tiveram de ser "eutanasiados". Outros seis foram vistos, mas acabaram por escapar à captura.

De acordo com van Rhyn, a quinta de criação comercial contém cerca de 5.000 crocodilos e as autoridades não sabem o número exato de espécimes que fugiram.

"Serão 100, ou serão 1.000? Não sabemos", disse van Rhyn.

Segundo a organização Cape Nature, estima-se que os crocodilos tenham entre 1,2 e 1,5 metros.

O porta-voz do Ministério do Ambiente da província do Cabo Ocidental, James-Brent Styan, contou à agência France-Presse (AFP) que o criador percebeu na quarta-feira de manhã que "havia um buraco na vedação e que um número ainda indeterminado de crocodilos tinha escapado".

As autoridades de conservação têm utilizado jaulas com isco para tentar capturar os crocodilos, mas os esforços têm-se provado infrutíferos dada a elevada presença de peixes no rio.

A polícia e as autoridades de conservação estão a concentrar os seus esforços até cinco quilómetros a montante e cinco quilómetros a jusante do ponto de fuga, mas não acreditam que os crocodilos tenham ido muito longe.

Van Rhyn assinalou que os residentes na área devem ficar atentos, mas que não devem entrar em pânico.

A responsável explicou que os crocodilos são noturnos e, de forma geral, tímidos, pelo que é improvável que visitem as ruas de Bonnievale.

Ainda assim, van Rhyn advertiu a população para não nadar no rio.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório