Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Dinamarca estende uso de vacina da AstraZeneca a maiores de 65 anos

As autoridades de saúde dinamarquesas, seguindo os passos de vários países da União Europeia, estenderam hoje aos maiores de 65 anos a recomendação de utilização da vacina contra a covid-19 da AstraZeneca/Oxford, com base num estudo escocês.

Dinamarca estende uso de vacina da AstraZeneca a maiores de 65 anos
Notícias ao Minuto

11:04 - 05/03/21 por Lusa

Mundo Covid-19

Até agora, Copenhaga não havia recomendado esta vacina para pessoas com mais de 65 anos, argumentando que os dados científicos do laboratório anglo-sueco eram insuficientes.

"Os resultados escoceses são positivos. Eles mostram uma diminuição acentuada do risco de hospitalização ligada à covid-19, também em idosos", adiantou uma responsável da Agência Nacional de Saúde Sundhedsstyrelsen, Bolette Søborg, citada num comunicado.

"As dúvidas estavam a surgir a partir dos dados limitados obtidos em estudos de aprovação de vacinas. E, agora, está confirmada em grande escala" a sua eficácia nos mais idosos, disse a responsável.

A França e a Alemanha também já estenderam a vacina AstraZeneca a pessoas com mais de 65 anos.

Na Dinamarca, país da UE onde a campanha de vacinação se encontra entre as mais avançadas, 3,2% dos 5,8 milhões de habitantes estão totalmente vacinados e 8,3% receberam a primeira dose.

O país espera ter vacinado toda a sua população adulta até ao final de junho.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.560.789 mortos no mundo, resultantes de mais de 115,1 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Leia Também: Alemanha aprova vacina da AstraZeneca para pessoas com mais de 65 anos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório