Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Milhares de crianças com vida em risco devido a fome em Madagáscar

Milhares de crianças estão a passar fome em Madagáscar, devido ao agravamento da seca no país africano, e correm risco de vida caso não recebam ajuda rapidamente, afirmou hoje a ONG Ação Contra a Fome (ACF).

Milhares de crianças com vida em risco devido a fome em Madagáscar
Notícias ao Minuto

23:40 - 04/03/21 por Lusa

Mundo Madagáscar

"É uma emergência humanitária. As crianças vão morrer se não cuidarmos delas", alertouhoje Valérie Ceylon, diretora de operações da ACF para a África Austral, em comunicado.

Segundo a ONG, desde o início do ano no sul de Madagáscar mais de 4.000 crianças com menos de cinco anos receberam acompanhamento por desnutrição nos centros móveis da ACF, o dobro do registado no mesmo período do ano passado.

A situação, adiantou Ceylon, é "bem mais grave do que em anos anteriores", devido à seca, que afetou as colheitas da população, noterceiro ano consecutivo de pluviosidade abaixo da média, e ainda aos constrangimentos criados pela pandemia de covid-19.

As equipas da ACF têm testemunhado "práticas alimentares desesperadas" entre a população, incluindo pessoas a comer argila e mangas verdes, segundo a ONG, que apela a um reforço da ajuda internacional.

Em Janeiro, o Programa Alimentar Mundial apelou a uma ajuda de emergência de 35 milhões de dólares (29 milhões de euros) para combater a crise alimentar em Madagáscar.

As previsões para as colheitas de 2021 e 2022 são desfavoráveis, devido à persistente seca e também ao aumento de intensidade das tempestades tropicais, responsáveis pela destruição de plantações.

Leia Também: Tempestade Eloise provocou 14 mortos em África

Recomendados para si

;
Campo obrigatório