Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Primeiro-ministro interino líbio entrega proposta de governo

O primeiro-ministro líbio interino, Abdel Hamid Dbeibah, anunciou hoje que entregou a composição do governo ao parlamento eleito, com vista a um voto de confiança dos deputados na segunda-feira.

Primeiro-ministro interino líbio entrega proposta de governo
Notícias ao Minuto

20:04 - 04/03/21 por Lusa

Mundo Líbia

"Conforme o acordo político", Dbeibah "entregou à presidência do parlamento eleito as suas propostas para as pastas ministeriais", indicou o seu gabinete, sem divulgar a lista.

Uma reunião da Câmara dos Representantes consagrada ao voto de confiança está prevista para segunda-feira, em Sirte, entre a Tripolitana e a Cirenaica, as duas grandes regiões líbias que disputam o poder, com várias ingerências estrangeiras em pano de fundo.

Dbeibah, um multimilionário de Misrata, no oeste, foi designado primeiro-ministro interino em 05 de fevereiro por 75 delegados líbios, de todas as fações, reunidos em Genebra sob a égide da Organização das Nações Unidas, ao mesmo tempo que um Conselho Presidencial, de três membros, presidido por Mohamed Al-Manfi, do leste.

O parlamento, profundamente dividido, tem até 19 de março para votar o governo.

Se o governo for aprovado, Dbeibah vai ter como tarefa unificar as instituições de um país minado pelas divisões desde a queda do regime de Muammar Kadhafi, em 2011, e liderar a transição até às eleições previstas para 24 de dezembro deste ano.

Leia Também: Governo líbio captura traficante de seres humanos suspeito de massacre

Recomendados para si

;
Campo obrigatório