Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Myanmar: Embaixador na ONU designado pela junta militar demite-se

O embaixador de Myanmar [antiga Birmânia] na ONU, que foi designado na terça-feira pela junta militar como novo representante na organização, demitiu-se e assegurou que o seu antecessor continua a representar o país.

Myanmar: Embaixador na ONU designado pela junta militar demite-se
Notícias ao Minuto

19:37 - 04/03/21 por Lusa

Mundo Myanmar

O porta-voz das Nações Unidas, Stéphane Dujarric, afirmou hoje que foram informados quarta-feira pela missão permanente de Myanmar "que o embaixador adjunto, Tin Maung Naing, entregou a sua carta de demissão ao Ministério dos Negócios Estrangeiros birmanês após recordar que Kyaw Moe Tun permanece como representante de Myanmar nas Nações Unidas".

No sábado, a junta militar tinha demitido Kyaw Moe Tun um dia após a sua intervenção perante a Assembleia Geral da ONU, na qual exigiu o fim do golpe militar desencadeado em 01 de fevereiro. A sua intervenção foi concluída com três dedos da mão levantados, o símbolo dos protestos que decorrem no país asiático.

Na segunda-feira, o diplomata tinha negado ao poder militar qualquer autoridade para o demitir. Após a designação do seu número dois pela junta, a ONU referiu encontrar-se perante uma situação muito rara, e remeteu a situação para um organismo interno responsável pelas acreditações.

Em última instância, esta secção poderá solicitar um voto por maioria simples da Assembleia Geral (193 países) para saber quem representa Myanmar na ONU.

A decisão possui um importante significado por implicar o reconhecimento de quem exerce o poder em Myanmar.

Desde terça-feira que Kyaw Moe Tun tem promovido encontros com todos os seus homólogos da União Europeia e a representante dos Estados Unidos, que lhe manifestaram o seu apoio, considerando-o um diplomata "corajoso".

Leia Também: Enviado especial da ONU pede sanções e embargo global de armas a Myanmar

Recomendados para si

;
Campo obrigatório