Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Parlamento chinês analisa projeto de reforma eleitoral em Hong Kong

O órgão máximo legislativo da China vai analisar um projeto de reforma eleitoral em Hong Kong, anunciou hoje a imprensa estatal chinesa, abrindo caminho para a possível marginalização de candidatos pró-democracia.

Parlamento chinês analisa projeto de reforma eleitoral em Hong Kong
Notícias ao Minuto

14:35 - 04/03/21 por Lusa

Mundo China

Os deputados da Assembleia Nacional Popular (ANP), que reúnem a partir de sexta-feira na sessão plenária anual, vão estudar uma proposta que visa "melhorar o sistema eleitoral de Hong Kong", segundo a agência noticiosa Xinhua.

Durante várias semanas, funcionários chineses sugeriram uma reforma eleitoral para garantir que Hong Kong é governada por "patriotas".

Os vereadores distritais, em grande parte filiados à oposição pró-democracia, obtiveram uma vitória esmagadora contra candidatos apoiados por Pequim, nas eleições locais, realizadas no final de 2019.

A reforma deve concentrar-se na designação da Assembleia Legislativa de Hong Kong, onde um sistema complexo já garante a maioria para o bloco pró-Pequim.

Este parlamento deve ser renovado em setembro próximo.

O anúncio da reforma ocorre um ano depois de Pequim impor uma lei de segurança nacional em Hong Kong, após os protestos pró-democracia quase diários na cidade, ao longo de 2019.

Críticos consideram que a lei minou consideravelmente as liberdades garantidas a Hong Kong, após a transferência para a soberania chinesa, pelo Reino Unido, em 1997.

Leia Também: Covid-19: China soma dez novos casos, todos oriundos do exterior

Recomendados para si

;
Campo obrigatório