Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Pais de autistas não foram vacinados. "Não são deficientes o suficiente"

Caso aconteceu no Reino Unido, onde o plano de vacinação dá prioridade a famílias com filhos com algum tipo de deficiência.

Pais de autistas não foram vacinados. "Não são deficientes o suficiente"
Notícias ao Minuto

13:49 - 04/03/21 por Lusa

Mundo Covid-19

Os pais de crianças com autismo estão revoltados porque os filhos não foram considerados “deficientes o suficiente” para receberem a vacina contra a Covid-19, no Reino Unido, garante o Daily Mail.

O jornal britânico dá conta de várias famílias às quais aconteceu esta situação, entre as quais estão Matt Robinson e a mulher, Suzanne, cujo filho Zac, de 10 anos, foi diagnosticado com autismo há vários anos.

De acordo com o casal, Suzanne recebeu uma carta a agendar, para dia 1 de março, a toma da primeira dose da vacina, no estádio Madejski.

Contudo, ao chegar ao local, os responsáveis mandaram a mulher embora, tal como fizeram com, pelo menos, outras 26 pessoas na mesma situação.

“Estão a brincar. Recebemos a carta, a minha mulher marcou a administração da vacina para segunda-feira. Somos pais cuidadores, é fundamental que recebamos a vacina, porque se apanharmos o vírus ninguém vai conseguir cuidar dele”, explicou Matt à publicação, acrescentando que se Zac apanhar Covid-19 e tiver de ser internado não vai ser capaz de “lidar com o equipamento médico”.

Ao regressar a casa, Suzanne ligou à linha de apoio à vacinação e foi informada que tinha ocorrido um erro no centro e que lhe deviam ter administrado a vacina.

Já outra pessoa que não quis ser identificada, revelou que um dos responsáveis do centro de vacinação disse mesmo que o filho não era “deficiente o suficiente” para que fosse administrada ao pai a vacina.

Não sei se é um erro, mas precisamos de ser vacinados porque se ficarmos doentes, ou se os nossos filhos ficarem doentes, isso terá consequências muito graves”, sustentou o homem.

O centro de vacinação em questão já lamentou a situação e pediu a todos estes pais que não foram vacinados que entrem em contacto para agendar uma nova data.

“Lamentamos a angústia e o inconveniente vivido por estes pais. Pedimos que entrem em contacto novamente para agendar a vacinação. Vamos garantir o cumprimento das orientações estabelecidas pelo Comité de Vacinação”, escreveu o porta-voz, num comunicado enviado ao Daily Mail.

Leia Também: AO MINUTO: Novos casos aumentam na Europa. EMA avalia vacina russa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório