Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Oito feridos em esfaqueamento na Suécia. Polícia suspeita de terrorismo

Pelo menos oito pessoas ficaram feridas na sequência de um ataque com arma branca na Suécia. As autoridades policiais, citadas pela AFP, falam de um possível ataque terrorista.

Oito feridos em esfaqueamento na Suécia. Polícia suspeita de terrorismo
Notícias ao Minuto

18:17 - 03/03/21 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo Suécia

Pelo menos oito pessoas ficaram feridas depois de um suspeito ataque terrorista, com recurso a arma branca, em Vetlanda, no sul da Suécia, conforme anunciam os órgãos de comunicação locais.

A agência AFP, que cita autoridades policiais, avança com a possibilidade de ataque terrorista, depois de inicialmente se equacionar ser uma tentativa de homicídio.

O suspeito foi atingido a tiro pela polícia e detido, de acordo com o jornal local Vetlanda Posten. O momento da detenção foi captado por testemunhas.

O alegado agressor, um homem na casa dos 20 anos, ficou ferido numa perna.

O suspeito tinha na sua posse uma "arma afiada", declarou à agência France-Press um porta-voz da polícia Kristian Ljungberg, que, segundo a imprensa local, era uma faca.

O ataque ocorreu por volta das 19h00 desta quarta-feira (hora local, 18h00 em Lisboa). A polícia indicou que fará um comunicado à imprensa mais tarde, não se conhecendo, para já, as motivações para o ataque.

"Estes acontecimentos são terríveis e os meus pensamentos estão com as vítimas e familiares. Neste momento, não sabemos exatamente o que aconteceu e qual foi o motivo", indicou em comunicado o ministro do Interior, Mikael Damberg.

Na Suécia, os serviços de inteligência consideram a ameaça terrorista como elevado, sendo que o país foi alvo de dois ataques terroristas nos últimos anos.

O último, em 2017, um requerente de asilo uzbeque que viu o pedido negado atropelou vários peões em Estocolmo num camião roubado, matando cinco pessoas e foi condenado a prisão perpétua, em 2018.

Em dezembro de 2010, um homem realizou um ataque suicida à bomba no centro de Estocolmo, mas ficou apenas com ferimentos ligeiros.

[Notícia atualizada às 19h26]

Leia Também: Bruxelas avisa cinco países da UE para aplicarem legislação sobre racismo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório