Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Encontrados os restos mortais da 1.ª autarca democrática de Espanha

María Domínguez foi fuzilada por tropas franquistas a 7 de setembro de 1936.

Encontrados os restos mortais da 1.ª autarca democrática de Espanha
Notícias ao Minuto

18:53 - 03/03/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Espanha

Foram encontrados os restos mortais de María Domínguez, a primeira autarca democrática de Espanha, fuzilada durante a Guerra Civil. A confirmação foi feita através de teste de ADN aos restos mortais exumados em janeiro de um cemitério em Saragoça, segundo noticiou o El País.

O laboratório responsável pela análise confirmou que as ossadas pertencem à autarca, com 94% de fiabilidade, tendo sido feita comparação com o ADN de dois descendentes da, também, jornalista e poetisa.

María Domínguez foi a primeira presidente de câmara de Gallur, na mesma província, durante a Segunda República espanhola, até ao seu fuzilamento por tropas franquistas a 7 de setembro de 1936.

"Estou muito contente com esta notícia, porque quando se encerram as valas comuns acaba a dor das famílias", indicou ao jornal espanhol Pilar Gimeno, presidente da 'Asociación de Familiares, Amigos, Asesinados y Enterrados en Magallón' (AFAAEM), a associação que impulsionou a procura dos restos mortais.

O governo de Aragão confirmou que a Direção-geral do Património Cultural vai complementar nos próximos dias a informação com uma análise histórica e antropológica da autarca. Continuará a decorrer os esforços para exumar outros corpos das valas comuns resultantes da Guerra Civil espanhola.

Leia Também: 'Filomena' congelou relógio do Banco de Espanha. Em 130 anos nunca parou

Recomendados para si

;
Campo obrigatório