Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Explosão de bomba artesanal no Burkina Faso faz seis mortos

A explosão de uma mina artesanal à passagem de uma ambulância matou pelo menos seis pessoas, na terça-feira, no norte do Burkina Faso, de acordo com informação atualizada hoje pelas autoridades.

Explosão de bomba artesanal no Burkina Faso faz seis mortos
Notícias ao Minuto

12:11 - 03/03/21 por Lusa

Mundo Burkina Faso

Uma avaliação anterior feita na terça-feira à noite por uma fonte de segurança relatou quatro mortes, incluindo uma mulher grávida, que morreu no veículo, que ficou "completamente destruído pela explosão".

"Uma ambulância na região sanitária de Djibo passou sobre uma mina entre Gaskindé e Namissiguia, na região do Sahel. Este incidente cobarde e bárbaro, que ocorreu enquanto a ambulância estava numa missão de evacuação médica para Ouagadougou, deixou seis pessoas mortas", disse o porta-voz do Governo do Burkina Faso, Ousséni Tamboura, numa declaração, citada pela agência France-Presse (AFP).

As vítimas são "a doente, o marido, dois acompanhantes, uma menina e o motorista da ambulância", disse o porta-voz, que é também Ministro da Comunicação, que condenou "veementemente" o que considerou "um ato criminoso".

Tal como os seus vizinhos do Sahel, Mali e Níger, o Burkina Faso enfrenta ataques 'jihadistas', especialmente nas regiões norte e leste, que deixaram mais de 1.200 pessoas mortas e um milhão deslocadas desde 2015.

A 23 de fevereiro, duas mulheres foram mortas nas mesmas circunstâncias quando os veículos em que seguiam explodiram à passagem sobre bombas artesanais na província de Yagha, também no norte do país.

Os ataques com dispositivos explosivos improvisados que têm vindo a aumentar desde 2018, tendo já matado quase 200 pessoas - civis e soldados - de acordo com uma contagem AFP.

Leia Também: Explosão de mina no Burkina Faso provoca quatro mortos, incluindo grávida

Recomendados para si

;
Campo obrigatório