Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

AO MINUTO: Em 'queda', n.º de internados em UCI aproxima-se da meta

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Em 'queda', n.º de internados em UCI aproxima-se da meta
Notícias ao Minuto

08:10 - 03/03/21 por Melissa Lopes

Mundo Pandemia

Assinalou-se ontem a passagem de um ano desde que foram identificados os primeiro casos de Covid-19 em Portugal, numa altura em que, depois de uma terceira vaga complexa, a pandemia segue uma tendência de melhoria no país. O mais recente boletim da DGS sustenta essa tendência, ao registarem-se 979 novos contágios e mais 41 óbitos.

Os idosos com mais de 80 anos 'lideram' a vacinação em Portugal, sendo que, no total, 603.486 residentes no país (6% da população) já têm a primeira dose, das quais 265.281 já se encontram com a vacinação completa (o que corresponde a 3% da população), revelou a autoridade de saúde.

A ministra da Saúde admitiu ainda, em entrevista à SIC, que a hipótese de os professores e funcionários serem incluídos na primeira fase de vacinação "está a ser analisada".

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

15h48 - Boa tarde! Continue a seguir-nos AO MINUTO no acompanhamento da tarde e noite desta quarta-feira.

15h15 - A Ordem dos Enfermeiros informa que já enviou a listagem destes profissionais à task force responsável pelo plano de vacinação. Além dos mais de quatro mil enfermeiros, falta também vacinar os cerca de seis mil estudantes de enfermagem.

14h55 - Secretário de Estado Adjunto da Saúde, António Lacerda Sales, considerou hoje que o reforço feito pelo Governo na estrutura do serviço público de saúde no combate à pandemia causada pela covid-19 "ficará para o futuro".

14h48 - O número de internados nos cuidados intensivos em Portugal desce há 19 dias, caindo para 415 esta quarta-feira (menos 31 do que na véspera). De recordar que uma das condições que tem sido apontada para iniciar o desconfinamento em segurança é ter menos de 200 doentes em UCI, uma meta que pode ser alcançada no final de março.

14h22 - A Covaxin, vacina contra a covid-19 desenvolvida pela Bharat Biotech, demonstrou uma eficácia de 81%, de acordo com os resultados preliminares da fase final de testes clínicos.

14h20 - O número de infetados no surto de covid-19 na Casa do Artista, em Lisboa, é de 11 pessoas, uma das quais está internada, disse hoje à Lusa fonte da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo.

14h11 - Portugal tem hoje mais mais 41 mortos e 979 casos confirmados de Covid-19. No total, o país passa a registar, desde o início da pandemia, 16.430 vítimas mortais e 806.626 infetados.

14h00 - A Interpol, organização policial de combate a crimes internacionais, anunciou hoje que as autoridades sul-africanas e chinesas apreenderam milhares de vacinas falsas contra a covid-19 nos seus países, tendo feito pelo menos 85 detenções.

13h25 - Chegam hoje aos Açores 8.500 doses de vacinas da AstraZeneca, informa o governo regional. O primeiro lote, com 4.000 doses chegou na manhã desta quarta-feira à ilha Terceira e um 2.º lote com. 4.800 doses chega durante a tarde a São Miguel.

"Confirma-se assim a melhor expetativa da Direção Regional de Saúde, com a chegada esta semana, de mais este lote de vacinas. O fornecimento a Portugal sofreu um ligeiríssimo atraso, facto que se repercutiu também na chegada aos Açores. As vacinas da AstraZeneca permitirão alargar a vacinação aos profissionais de saúde privados e às forças de segurança na Região", lê-se na nota enviada às redações.

Com este, são já dois os fornecimentos aos Açores, esta semana, depois da chegada na passada segunda feira de 5.850 doses da vacina da Pfizer. Está prevista a entrega de igual quantidade no próximo dia 15.

13h15 - A Organização Mundial da Saúde (OMS) advertiu hoje que os aeroportos e outros pontos de entrada num país não devem pedir aos viajantes que provem estar vacinados contra a Covid-19.

12h59 - República Checa será o terceiro país da União Europeia (UE) a receber vacinas russas Sputnik V, contra a covid-19, depois da Hungria e da Eslováquia

12h35 - Açores detetaram nas últimas 24 horas 10 novos casos positivos de covid-19, todos na ilha Miguel, a maior e mais populosa do arquipélago, resultantes de 1.403 análises, informou hoje a Autoridade de Saúde Regional

12h00 - Fenprof defende, em reação às declarações da ministra, que a vacinação de docentes e trabalhadores não docentes terá de ser "prioridade" para que as escolas reabram e se mantenham abertas.

"A ministra da Saúde admitiu (...) que professores e outros trabalhadores das escolas venham a ser considerados prioritários para vacinação contra a Covid-19, por entender que as escolas são serviços essenciais. A FENPROF espera que essa possibilidade se concretize e lembra que, nas reuniões realizadas com os secretários de estado do Ministério da Educação, em 7 de janeiro e 2 de fevereiro, apresentou tal proposta", lê-se no comunicado enviado às redações.

11h50 - Vital Moreira discorda da possibilidade, que está a ser avaliada, de os professores e funcionários das escolas virem a ser incluídos na primeira fase do plano de vacinação contra a Covid-19.

"Mais corporativismo nas vacinas, não!", defendeu, sublinhando que "por este andar, nunca mais chega a vez dos cidadãos comuns, por classes etárias, como é a norma noutros países".

11h20 - A Comissão Europeia manifestou-se hoje favorável a manter a suspensão das regras de disciplina orçamental também em 2022, face ao ritmo de recuperação da economia europeia no quadro da crise da Covid-19, embora reserve uma decisão definitiva para maio.

11h08 - A GNR identificou oito homens, com idades compreendidas entre os 22 e os 52 anos, por incumprimento das medidas Covid-19 decretadas pelo Estado de emergência, em Pernes, no concelho de Santarém.

Na sequência de uma denúncia que estaria a decorrer um ajuntamento ilegal num minimercado, os militares da "surpreenderam em flagrante" os oito homens, tendo apurado que quatro se encontravam a consumir bebidas alcoólicas no interior do estabelecimento.

Na Sertã, a GNR encerrou um restaurante no qual se encontravam três pessoas a almoçar e a consumir bebidas.

11h00 - Espanha decidiu prolongar o período de quarentena para passageiros chegados do Brasil e da África do Sul e alargou esta medida a outros dez países, incluindo Moçambique, a fim de evitar a propagação de novas variantes da Covid-19.

10h30 - A cançonetista Maria José Valério, que deu voz à "Marcha do Sporting", morreu hoje em Lisboa, aos 87 anos, vítima de Covid-19, disse fonte da Casa do Artista.

10h15 - Os dados disponíveis em Portugal não apontam para um aumento do suicídio em tempos de pandemia à semelhança do que aconteceu noutros períodos críticos da História, disse à agência Lusa o psiquiatra Ricardo Gusmão.

9h52 - Um estudo afirma que o novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, desregula a produção de determinadas proteínas do sistema imunológico, provocando consequentemente respostas imunes mais perigosas, comparativamente a outros vírus.

9h48 - Biden prevê vacinas para todos norte-americanos antes de fim de Maio. O acordo com a farmacêutica Merck para fabrico da vacina Johnson & Johnson vai permitir disponibilizar vacinas suficientes para todos os norte-americanos adultos até final de maio, disse o presidente norte-americano.

9h25 - A Alemanha vai alargar a vacina da AstraZeneca a maiores de 65 anos. De acordo com o ministro da Saúde alemão, o regulador de vacinas no país deve recomendar o uso desta vacina à população mais velha, tendo em conta a eficácia que lhe é reconhecida.

9h05 - As primeiras 624.000 doses de vacina contra a Covid-19 chegaram ontem a Angola graças ao mecanismo COVAX e à cooperação da União Europeia , realça esta quarta-feira o Ministério dos Negócios Estrangeiros.

8h45 - A Ordem dos Médicos defende, em comunicado, que a vacina da AstraZeneca deve ser administrada a maiores de 65 anos.

"Na sequência da evidência científica e dos dados mais recentes que têm vindo a ser conhecidos em relação às diferentes vacinas, o bastonário da Ordem dos Médicos e o Gabinete de Crise para a Covid-19 entendem que existem dados suficientemente robustos para que a vacina do laboratório farmacêutico AstraZeneca seja alargada aos maiores de 65 anos", lê-se no comunicado enviado às redações.

8h30 - Enfermeiros dos centros de vacinação deverão vacinar 10 pessoas por hora, indica uma orientação sobre a estratégia de vacinação publicada pela Direção-Geral de Saúde.

Os Centros de Vacinação Covid-19 são pontos de vacinação ajustados às necessidades de caracter geodemográfico à situação epidemiológica e às especificidades da Campanha de Vacinação Contra a COVID-19, "por forma a garantir a aceleração e massificação progressivas da vacinação contra a Covid-19".

"Como referência, recomenda-se que os centros sejam constituídos por um ou mais módulos de vacinação, cada um com 5 postos de vacinação (5 enfermeiros) e com a capacidade de vacinar cerca de 50 pessoas por hora (1 administração/enfermeiro/6-10 minutos)", lê-se na orientação. Leia o documento na íntegra aqui: Orientação sobre Vacinação Covid-19

8h25 - As autoridades holandesas estão a investigar a origem de uma explosão num centro de testagem à Covid-19, na manhã desta quarta-feira. O incidente, que ocorreu na cidade de Bovenkarspel, não causou feridos.

Notícias ao MinutoIncidente não causou feridos
© Getty Images

8h20 - Com o objetivo de identificar e quebrar redes de contágio de Covid-19, a Câmara Municipal de Cascais informou, ontem, dia 2, que o concelho está a testar pessoas em situação de sem abrigo.

8h10 - Equipa alemã pode ficar mais tempo por cá: "Ainda há muito para fazer". Apesar de os casos estarem a baixar, a equipa de profissionais de saúde alemã diz que poderá ser preciso prolongar a estadia em Portugal.

7h54 - Durão Barroso defende também que as farmacêuticas devem concentrar-se em acabar com a fase mais aguda da pandemia da Covid-19 em vez de procurarem ganhar mais dinheiro com acordos bilaterais para venda de vacinas

7h50 - O presidente da Aliança Global para as Vacinas (GAVI), Durão Barroso, defende que o processo de vacinação mundial contra a Covid-19 não deve ser "uma competição ou um concurso de beleza entre países".

7h30 - A Alemanha contabiliza, esta quarta-feira, mais 9.019 casos de infeção por Covid-19 e 418 vítimas mortais da doença, em 24 horas. Em termos acumulados, o Instituto Robert Koch indica que o país germânico tem um total de 2.460.030 infetados e 70.881 mortos desde que a pandemia teve início.

7h20 - A plataforma global Covax prevê entregar em todo o mundo 2,3 mil milhões de doses de vacinas para a covid-19 este ano, disse em entrevista à agência Lusa o presidente da Aliança Global para as Vacinas (GAVI), Durão Barroso.

7h15 - A Comissão de Saúde da China anunciou hoje que foram diagnosticados dez casos do novo coronavírus nas últimas 24 horas, todos oriundos do exterior.

7h12 - O México registou 1.035 mortes provocadas pelo novo coronavírus e 7.913 infeções nas últimas 24 horas, informaram as autoridades mexicanas. Desde o início da pandemia, o país contabilizou 187.187 óbitos e 2.097.194 casos confirmados de covid-19.

07h10 - O Governo reúne-se hoje com as confederações patronais e sindicais, no âmbito da concertação social, para discutir questões relacionadas com a pandemia de Covid-19. Será feito o ponto de situação das medidas criadas para enfrentar a crise pandémica.

07h00- Bom dia! Iniciamos um novo acompanhamento AO MINUTO dos acontecimentos relacionados com a pandemia no país e no mundo. Pode recordar aqui o registo anterior.

Leia Também: AO MINUTO: 3% dos portugueses imunizados. Brasil com recorde de óbitos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório