Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Governo líbio captura traficante de seres humanos suspeito de massacre

Milícias ligadas ao Governo apoiado pela ONU no oeste da Líbia (GNA) prenderam um traficante de pessoas acusado de responsabilidade no assassínio de 30 migrantes em 2020, disseram à EFE fontes oficiais. 

Governo líbio captura traficante de seres humanos suspeito de massacre
Notícias ao Minuto

13:59 - 02/03/21 por Lusa

Mundo Líbia

De acordo com as mesmas fontes, ligadas às forças de segurança do GNA, o suspeito, cuja identidade não foi revelada, foi interrogado e confessou ter sido um dos autores materiais da morte de 26 cidadãos do Bangladesh e "quatro migrantes subsaarianos".

As fontes admitem ter-se tratado de um ajuste de contas entre milícias de traficantes de seres humanos em maio do ano passado na localidade de Mezdah, a cerca de 150 quilómetros a sul de Tripoli.

"O suspeito foi encontrado na localidade de Gharryan", explicaram as fontes, sem fornecer mais detalhes, acrescentando, no entanto, que se trata de um "jovem de 23 anos" originário daquela zona.

O massacre das 30 pessoas, no ano passado, transformou-se num assunto de grande interesse político e polémica no Bangladesh e acabou por revelar uma rede de migração irregular com vários tentáculos internacionais.

A pressão sobre o governo do Bangladeshpor parte da população levou à captura de um dos líderes do grupo criminoso, em Daca.

Desde essa altura, o governo do Bangladesh tem pressionado a Líbia a capturar os autores da matança relacionada com o tráfico de cidadãos do país.

Na semana passada, a Guarda Costeira da Líbia intercetou cerca de 200 migrantes que pretendiam cruzar o Mediterrâneo de forma irregular a bordo de embarcações precárias, tendo sido devolvidos a Tripoli apesar de as Nações Unidas considerarem a Líbia "país não seguro", devido ao permanente estado de guerra.

Desde o início do ano, mais de 3.500 pessoas, entre as quais 187 menores, foram intercetadas no alto mar, ao largo da Líbia pela Guarda Costeira, que está debaixo da suspeita de várias organizações humanitárias por supostas ligações a redes de tráfico de seres humanos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório