Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Pelo menos 11 mortos em deslizamento de terras em mina de ouro

Pelo menos 11 pessoas morreram e três ficaram feridas devido a um deslizamento de terras numa mina de ouro artesanal na região centro-norte do Burkina Faso, anunciou hoje o executivo do país.

Pelo menos 11 mortos em deslizamento de terras em mina de ouro
Notícias ao Minuto

16:27 - 01/03/21 por Lusa

Mundo Burkina Faso

Segundo um comunicado do Ministério da Energia e Minas do Burkina Faso, hoje divulgado, o acidente ocorreu na noite de sábado para domingo na localidade Imyiré, a cerca de 30 quilómetros de Kongoussi, na província de Bam.

De acordo com o documento, "o departamento encarregado das minas e as autoridades locais estão mobilizados para realizar os relatórios habituais e prestar assistência aos feridos".

Os 11 mortos tinham entre 15 e 30 anos, sendo que apenas um corpo foi recuperado, noticia hoje a agência estatal, AIB, citada pela agência France-Presse (AFP).

A extração artesanal de ouro neste país do Sahel tornou-se numa atividade central da economia rural e uma importante fonte de rendimentos, mas o crescimento de forma não regulamentada gera problemas ambientais, de saúde, contrabando, acidentes e uma perda de rendimentos para o Estado, uma vez que este é comercializado de forma informal.

O Burkina Faso é um dos países mais pobres do mundo e ocupa o lugar 182 entre os 189 presentes no Índice de Desenvolvimento Humano das Nações Unidas, embora conte com uma reserva de ouro estimada em 154, 2 toneladas métricas.

O país é o quinto maior exportador de ouro no continente africano, contando atualmente com 15 minas de ouro, que são principalmente exploradas por multinacionais.

Leia Também: Exército do Burkina Faso mata 11 terroristas na província de Oudalan

Recomendados para si

;
Campo obrigatório