Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Viktor Orbán ameaça retirar o Fidesz do Partido Popular Europeu

O primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, ameaçou retirar o seu partido (Fidesz) do Partido Popular Europeu (PPE) caso o grupo político europeu reformar os estatutos para expulsar alguns membros. 

Viktor Orbán ameaça retirar o Fidesz do Partido Popular Europeu
Notícias ao Minuto

11:29 - 01/03/21 por Lusa

Mundo Hungria

"Caso se venha a aprovar a proposta, o Fideszabandona o grupo (PPE)", disse o ultranacionalista húngaro em carta dirigida ao PPE e divulgada hoje pelogoverno de Budapeste.

Na carta, Orbán critica os planos de reforma para que os partidos que constituem o PPE possam ser expulsos por uma votação de maioria simples - sobretudo no caso dos parceiros que já estão suspensos, como oFidesz, desde 2019.

Na altura, o PPE tomou a decisão por considerar que as políticas de Orbán violam os valores democráticos e europeus do grupo político europeu.

As relações degradaram-se ainda mais quando o governo húngaro acusou o então presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, de fazer parte de uma conspiração para deixar entrar no continente milhares de refugiados.

Desde essa altura, o PPE ameaçou várias vezes expulsar o Fideszsendo que Orbán tem especulado várias vezes sobre a possibilidade de sair do grupo.

No passado mês de dezembro, o PPE impediu o eurodeputado do Fidesz, TamasDeutsch, de intervir no Parlamento Europeu sobre a alteração dos estatutos.

Deutsch acusou o líder do PPE, Manfred Weber, de se comportar como a "Gestapo", a polícia de Estado do regime nazi.

Leia Também: Primeiro-ministro da Hungria recebeu hoje vacina chinesa Sinopharm

Recomendados para si

;
Campo obrigatório