Meteorologia

  • 18 ABRIL 2021
Tempo
24º
MIN 11º MÁX 24º

Edição

Covid-19: Variante brasileira chega ao Reino Unido

Foram identificados seis casos da variante do novo coronavírus descoberta em Manaus, no Brasil.

Covid-19: Variante brasileira chega ao Reino Unido

A variante do SARS-CoV-2, inicialmente descoberta em Manaus, no Brasil, já foi identificada no Reino Unido, revelou este domingo a autoridade sanitária de Inglaterra.

Em causa estão três casos diagnosticados em South Gloucestershire, Inglaterra, e outros três na Escócia.

Dois dos casos identificados em Inglaterra dizem respeito a pessoas que residem na mesma casa e que vieram do Brasil este mês, antes de entrar em vigor a quarentena obrigatória em hóteis.

Sobre o terceiro caso, desconhece-se a sua ligação epidemiológica e, aliás, as autoridades desconhecem o seu paradeiro, uma vez que a pessoa em causa não preencheu o cartão do registo do teste, refere a Sky News.

O outros três casos da variante brasileira foram encontrados no nordeste da Escócia, depois de as três pessoas terem viajado do Brasil para Aberdeen via Paris e Londres. Estes três casos não têm ligação epidemiológica com os que foram encontrados em Inglaterra.

Os passageiros que se encontravam no voo de Londres para Aberdeen foram todos contactados, assegurou o governo escocês.

Em Portugal, recorde-se, foram identificados sete casos de Covid-19 associados à variante do Brasil, revelou na semana passada o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge.

"A variante 501Y.V3 (P.1), primeiramente detetada no Brasil, em particular na região de Manaus (Amazónia), tem sido assinalada pelas autoridades de saúde mundiais como merecedora de especial vigilância dado o seu elevado potencial de transmissão, mas também devido ao facto de poder ser menos reconhecida por alguns dos anticorpos gerados no decurso de uma infeção, suscitando naturalmente uma atenção acrescida", sublinhava o instituto numa nota enviada às redações.

O Reino Unido, que já vacinou mais de 20 milhões de pessoas, registou este domingo uma descida no número de novos contágios e no número de óbitos. Foram reportados 6.035 novos casos (ontem foram 7.434) e 144 mortes (ontem foram 290). No total, o Reino Unido acumula 4.176.554 infeções e 122.849 óbitos, desde o início da pandemia.

Leia Também: AO MINUTO: Costa agradece à Madeira; Reino Unido já vacinou 20 milhões

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório