Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Israel retira navio negro das suspeitas de derramamento de crude na costa

As autoridades israelitas eliminaram todas as suspeitas que recaíam sobre um petroleiro grego de ter sido o responsável de um derramamento de cride na costa mediterrânica israelita, disseram hoje fontes oficiais.

Israel retira navio negro das suspeitas de derramamento de crude na costa
Notícias ao Minuto

11:59 - 28/02/21 por Lusa

Mundo Ambiente

Ventos fortes e ondas excecionalmente elevadas sacudiram a cosa israelita na semana passada causando o derramamento de toneladas de crude nas praias de Rosh Hanikra, no norte perto do Líbano, e de Ashkelon, no sul, na fronteira com a Faixa de Gaza.

O Ministério do Ambiente de Israel disse que "após a abertura de uma investigação na Grécia sobre o petroleiro Minerva Helen, este não está envolvido na poluição de alcatrão nas praias israelitas".

O derramamento de óleo, um dos piores que Israel sofreu em décadas, ascendeu a "dezenas ou centenas de toneladas" de betume de um navio, segundo as indicações iniciais do Ministério do Meio Ambiente.

Equipas do exército, civis e membros de Organizações Não-Governamentais (ONG) patrulharam a costa do país para limparem as praias.

O Canal 12 israelita suspeitou que o Minerva Helen fosse a fonte do derramamento devido à sua localização no mar antes da tempestade, mas a empresa negou.

Inspetores do Ministério do Ambiente chegaram à Grécia no sábado para conduzir a investigação em cooperação com as autoridades locais.

A investigação "descartou que o navio como a fonte da poluição", segundo o ministério.

"Estamos empenhados em fazer todos os esforços necessários para localizar a embarcação responsável por este derramamento de óleo", disse a ministra do Ambiente, Gila Gamliel.

"Existem responsáveis por esta poluição e não vamos permitir que este crime ambiental fique impune", acrescentou.

Segundo o Ministério, dezenas de navios foram suspeitos por inspetores israelitas, auxiliados por agências internacionais. Desde então, dez dos navios foram eliminados das listas de suspeitas.

Leia Também: Israel admite que Irão seja responsável por explosão num seu navio

Recomendados para si

;
Campo obrigatório