Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Califórnia disponibiliza 28 milhões de dólares para imigrantes no país

A Califórnia vai disponibilizar cerca de 28 milhões de dólares para ajudar o imigrantes que chegam aos Estados Unidos a partir do México até às audiências em tribunal, uma decisão que contrasta com os outros Estados fronteiriços.

Califórnia disponibiliza 28 milhões de dólares para imigrantes no país
Notícias ao Minuto

06:40 - 27/02/21 por Lusa

Mundo Imigrantes

O investimento, que deverá durar até junho, surge na mesma altura em que administração do democrata Joe Biden estabeleceu um contraste absoluto nas políticas de imigração do país em relação ao antecessor, o republicano Donald Trump -- que durante os quatro anos de mandato defendeu uma política, no geral, centrada no mote "America First" ("Os Estados Unidos da América em primeiro lugar").

No plano da imigração, o executivo liderado por Trump obrigava os requerentes de asilo a aguardarem no México pelas audiências em tribunal.

A decisão da Califórnia, orçada em 28 milhões de dólares (mais de 23 milhões de euros) vai permitir pagar o alojamento em hotéis para os imigrantes naquele estado, enquanto aguardam para ir para outras regiões do país.

Uma percentagem também vai ser disponibilizada para o Serviço da Família Judaica de San Diego, para providenciar comida, transporte e auxiliar com as logísticas de viagem. Entre os serviços médicos está o teste à presença do SARS-CoV-2.

A política californiana em relação aos imigrantes contrasta com a adotada por outros estados fronteiriços, que, de certo modo, se constituíram como uma 'oposição' à política de imigração do executivo Biden.

Na semana passada, a Casa Branca começou a autorizar a entrada de pessoas no país que tinham sido forçadas a esperar na fronteira durante a política "Fiquem no México" de Trump.

O programa da era Trump foi suspenso no primeiro dia do mandato de Biden.

A novo rumo da política de imigração deverá fazer com que cerca de 26 mil pessoas entrem nos Estados Unidos.

Leia Também: "O diabo está aqui". Variante californiana é mais transmissível e letal

Recomendados para si

;
Campo obrigatório