"Os Estados Unidos não aceitam e nunca aceitarão a chamada anexação da península e estaremos com a Ucrânia contra as ações agressivas da Rússia", disse o Presidente norte-americano.
"Os Estados Unidos continuam a apoiar a Ucrânia e os seus aliados e parceiros hoje, como tem feito desde o início deste conflito. Neste aniversário sombrio, reafirmamos uma verdade simples: a Crimeia é a Ucrânia", acrescentou Biden.
O conflito entre os combatentes apoiados pela Rússia e as tropas ucranianas já custou mais de 13.000 vidas, desde 2014, quando a Rússia anexou a Crimeia e as forças pró-russas no leste da Ucrânia se rebelaram contra Kiev.
Desde junho de 2014, o Grupo da Normandia (composto pelos líderes da França, Alemanha, Rússia e Ucrânia) tem reunido para procurar uma solução para o conflito na península da Crimeia.