Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Atacantes raptam um grande número de raparigas de uma escola na Nigéria

Dezenas de homens armados invadiram os dormitórios de uma escola feminina no noroeste da Nigéria durante a noite e raptaram um "grande número" de raparigas, disse à France Presse um professor do estabelecimento de ensino.

Atacantes raptam um grande número de raparigas de uma escola na Nigéria
Notícias ao Minuto

08:45 - 26/02/21 por Lusa

Mundo Nigéria

"Mais de 300 raparigas estão dadas como desaparecidas", disse à AFP Sadi Kawaye, professor da escola de Jangebe, no Estado nigeriano de Zamfara.

"Eu estava na estrada de Jangebe quando recebi a informação de que 'bandidos' tinham raptado as alunas", disse Said Kawaye, disse o pai de uma das alunas raptadas.

Trata-se do mais recente rapto de um grande número de estudantes, sob resgate, no país onde grupos armados aterrorizam a população que também roubam e pilham as povoações.

Na semana passada, 42 crianças foram raptadas no centro do país e em dezembro 300 rapazes foram alvo da mesma ação por grupos armados na região de Kankara, Estado de Katsina.

Os grupos de crime organizado estão escondidos nas florestas de Rugu que se estendem por quatro estados do norte e do centro da Nigéria: Katsina, Zamfara, Kaduna e Niger.

Os atacantes são motivados pelos lucros dos resgates que impõem ao Estado e às famílias e muitos mantêm ligações com grupos extremistas islâmicos no noroeste do país.

A violência na zona já fez mais de oito mil mortos desde 2011 e obrigou 200 mil pessoas a abandonarem os locais de residência de acordo com uma investigação do International Crisis Group publicada em maio de 2020.

[Notícia atualizada às 10h46]

Leia Também: Boko Haram reivindica atentado que matou 16 pessoas na Nigéria

Recomendados para si

;
Campo obrigatório