Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Líderes da UE querem tratado internacional sobre pandemias com OMS

Os líderes da União Europeia (UE) mostraram-se hoje "empenhados" em trabalhar num tratado internacional sobre pandemias, que deverá ser desenvolvido no âmbito da Organização Mundial de Saúde (OMS), e em fortalecer a "cooperação multilateral" na área da saúde.

Líderes da UE querem tratado internacional sobre pandemias com OMS
Notícias ao Minuto

19:59 - 25/02/21 por Lusa

Mundo Covid-19

"A cooperação multilateral mundial é essencial para fazer face às ameaças atuais e futuras no domínio da saúde. Estamos empenhados em promover a segurança sanitária a nível mundial, nomeadamente através do reforço da Organização Mundial da Saúde, e em trabalhar no sentido de um tratado internacional sobre pandemias no âmbito da OMS", lê-se nas conclusões do primeiro dia da cimeira virtual que reúne o conjunto dos líderes dos 27.

A proposta de um tratado internacional sobre pandemias tinha sido proposta pela primeira vez em dezembro de 2020 pelo presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, que hoje reforçou a ideia.

"Propus um tratado internacional sobre pandemias, e temos cada vez mais apoio para esta ideia, não apenas dentro da Europa, mas também fora da Europa", informou Charles Michel em conferência de imprensa após a conclusão da reunião dos líderes dos 27.

O presidente do Conselho Europeu sublinhou ainda que a "cooperação multilateral é primordial", não apenas para enfrentar a "covid-19 mas também todas as futuras ameaças de saúde".

"Estamos comprometidos em melhorar a segurança sanitária global através de uma OMS fortalecida", defendeu Charles Michel.

No âmbito da cooperação internacional, o presidente do Conselho Europeu reiterou a ideia de que a UE "não ficará segura enquanto toda a gente não estiver segura", informando que os líderes reiteraram a solidariedade do "bloco com os países terceiros", que já apoiam através da iniciativa COVAX e de mecanismos de partilha de vacinas.

Referindo a entrega de 600 mil doses de vacinas ao Gana na quarta-feira, no âmbito da iniciativa COVAX, Charles Michel referiu que a UE e os seus Estados-membros são um dos "principais doadores" da iniciativa, com mais de 2,2 mil milhões de euros doados.

"Concordámos em continuar a trabalhar numa maneira de partilhar vacinas e o pessoal médico, em específico, devem ser dos primeiros a ser protegidos. A nossa ajuda deve ir para todas aqueles com necessidades, incluindo em África, nos Balcãs Ocidentais, na Parceria Oriental e na América Latina", informou.

A ideia de um tratado internacional sobre pandemias tinha sido proposta por Charles Michel em 03 de dezembro de 2020, durante uma assembleia geral extraordinária da Organização das Nações Unidas (ONU).

Na altura, o presidente do Conselho Europeu tinha defendido que o tratado serviria para monitorizar os riscos de transmissão de doenças infecciosas de animais para humanos, financiar investigações coordenadas "para desenvolver uma capacidade de resposta científica e industrial rápida" e uma partilha de informações mais extensiva e transparente.

Charles Michel tinha também referido que o tratado procuraria "garantir acesso universal a vacinas, tratamentos e testes para futuras pandemias" e melhorar a resiliência e resistência de sistemas de saúde em todos os países.

Os chefes de Estado e de Governo da UE estiveram hoje reunidos em cimeira virtual, onde abordaram a aceleração da campanha de vacinação no bloco e uma resposta coordenada à atual pandemia de covid-19.

Os líderes voltarão a reunir-se na sexta-feira para debater a política de segurança e de defesa com o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO, na sigla em inglês), Jens Stoltenberg.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório